Um grande amigo meu
tem um pânico absurdo de voar em aviões e me pediu que dirigisse algumas
palavras por escrito para que ele lesse e se sentisse mais calmo. Mandei esse
mail pra ele. Será que ajudei?
“Prezado amigo,
Quero te tranquilizar quanto à tua vinda de avião. E pra isso, lanço mão de estatísticas
com relação a sustos aéreos - apontam que qualquer ocorrência é muito rara. Ok,
devo concordar que no Brasil temos sido acometidos por algumas catástrofes,
como o vôo da TAM (2 vezes, um deles saindo de Porto Alegre), o Boeing da Gol
(que achou um jatinho pelo caminho – coisa
de barbeiro, culpa do jatinho). Apesar desses absurdos distorcerem as estatísticas
brazucas, tudo isso não reflete a realidade do dia a dia, não mesmo. Voar ainda
é o meio mais seguro. Isso porque tudo dentro de um avião é duplicado ou
triplicado. É como se cada carro tivesse: 6 pares de pneus, 3 baterias, 6 pares
de amortecedores, 3 direções, 12 luzes de freio...infelizmente, às vezes (pra não dizer raramente), o
despreparo da tripulação é QUADRUPLICADO, infelizmente. Aí fica difícil (voo Rio/Paris,
da Air France, 2009). E não é porque são mais ou menos capazes, não vai aí nenhum demérito, muito pelo contrário: é que ser humano é um bicho que falha, só isso. Nesses casos, nem a perfeição da máquina salva, SÓ DEUS (mas
nesse dia, Deus - que é onipresente mas não é polvo - estava envolvido com a
solução de algum conflito no Oriente Médio). Por isso, um conselho: REZE SEMPRE
durante um voo. Mesmo num voo tranquilo, nunca se desperdiça uma reza. Faz bem
a alma e aí fica tudo em paz.
Mas voltando as estatísticas, fique
absolutamente TRANQUILO, veja: desde 1918, Na história da aviação mundial,
ocorreram 17.369 acidentes – incluindo jatos a aeronaves convencionais, de vôos
comercias a militares, de aviões de passageiros a de carga. Ao todo, 121.870
pessoas morreram e 93.624 ficaram feridas. Em apenas 5,95% dos casos o mau
tempo foi considerado a causa principal do acidente. A maioria foi causada por erro humano: 67,57%. Falhas técnicas
responderam por 20,72%. Os número mostram então que você deve sempre desconfiar
do seu piloto – por regra, olhe torto pra ele quando entrar no avião e reze pro
SANTO DELE (bem mais que pro seu).
De acordo com os registros da Fundação de
Segurança de Voo, nos últimos anos, raios derrubaram aviões 15
vezes – e na maioria delas eram aeronaves de pequeno porte. A turbulência,
outra possível causa do acidente, esteve envolvida em 73 acidentes – o último
em 2005, com uma aeronave pequena; com um jato de passageiros, em 1998, um
Boeing 707, um avião guerreiro, mas já bastante obsoleto. Tempestades
derrubaram aviões 20 vezes – a última, um jato de passageiros da Tupolev, em
2006 (os Tupolev nunca foram lá muito confiáveis mesmo...). Já um Airbus nunca foi derrubado nem por
raios, nem por turbulência, nem por tempestades, segundo apontam as
estatísticas. Não achei dados sobre BOEINGs...será
que estão escondendo d’agente?? Não creio. Mas um dado que achei curioso é o
momento em que as falhas acontecem. Mas, repito, fique tranquilo. Pequenas
falhas são sempre possíveis, ainda
que remotas. Veja esse curioso quadro:
No caso
do pouso, o mais comum é um trem de pouso preguiçoso ou coisa assim, coisa
pouca. Esses dias mesmo, um mastodonte de um DC10 ficou encalhado no aeroporto
de Campinas (São Paulo, Brasil), mas sem maiores conseqüências, apenas o
fechamento da pista. Deu muita dor de cabeça a mais de 25 mil passageiros
prejudicados pelo cancelamento de seus vôos, mas foi só.
Bem,
pra te dar força, resolvi tocar no assunto abertamente, encarar o problema sem filtros, para
você exorcizar o medo e vir TRANQUILO. Separei até uma fotos (ao lado) e um videoclipe do Belchior (abaixo) pra ajudar. Espero
que você goste. Um forte abraço, aperte
os cintos e...
Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos paineis acima de seus lugares. Neste momento, puxe a máscara mais próxima para liberar o oxigênio, aplique-a sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico a volta da cabeça e respire normalmente. Passageiros viajando com crianças ou alguém que necessite de ajuda, lembramos que deverão colocar suas máscaras primeiro para em seguida auxiliá-los. Lembramos que o assento da sua poltrona é flutuante....
Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos paineis acima de seus lugares. Neste momento, puxe a máscara mais próxima para liberar o oxigênio, aplique-a sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico a volta da cabeça e respire normalmente. Passageiros viajando com crianças ou alguém que necessite de ajuda, lembramos que deverão colocar suas máscaras primeiro para em seguida auxiliá-los. Lembramos que o assento da sua poltrona é flutuante....
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