domingo, 8 de setembro de 2013

Squash nas Olimpíadas de 2020 - ainda não foi desta vez

O Squash é competitivo, plástico, reúne homens e mulheres sem qualquer distinção. Custa barato para praticar, já foi considerado o esporte mais saudável e completo do mundo pela revista Forbes, pois exige tanto do físico quando da mente. Mas nem esse resumo perfeitamente desenhado e promovido aos quatro ventos por Ramachandran, Presidente do PSA e do Comitê Squash 2020 foi suficiente para que o Squash passasse à categoria de esporte olímpico.
No domingo de 08 de setembro de 2013, em sessão de número 125, realizada no Hotel Hilton de Buenos Aires, o Comitê Olímpico Internacional escolheu o Wrestling como a modalidade a entrar para os Jogos Olímpicos de 2020 e 2024 - a primeira data já tem sede revelada, Tóquio. Wrestiling quer dizer "Luta" em inglês e é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros. Em tempos de MMA, dois caras se pauleando num octógono está na moda...

O Squash e o Baseball-Softball eram as outras modalidades que pleiteavam a mesma oportunidade. A votação a seguinte: 49 votos para o Wrestling, 24 votos para o Baseball e 22 votos para o Squash.

É uma pena que o Squash ainda não consiga o peso necessário para fazer valer uma votação como esta. Dos três esportes candidatos, é o único que ainda não teve chance de se tornar olímpico, os demais já foram e saíram. Não se sabe quais interesses ou peculiaridades estão por trás de uma votação como esta, mas como em todo grande negócio, nada passa imune nem por acaso.


Como diz o Professor Fábio Milani, resta a expectativa de que o IOC possa ampliar o número de modalidades participantes, só assim as três modalidades entrariam. Quem sabe...

Veja vídeo promocional do Squash 2020

fonte: Squash 2020 delegation website.

Nenhum comentário:

Postar um comentário