Em dezembro de 2009, no post O Futuro nas Redes Sociais (Quais as que existem e pra quê?) mencionei a existência das várias redes sociais e o que cada uma oferecia, certo? Engano nosso - agora temos mais uma rede. A novidade é o Foursquare, que você pode instalar no seu Smartphone. O que o Foursquare tem de diferente? é uma chamada Rede Geossocial, que mistura rede, jogo e guia turístico: você preenche o perfil, se conecta e a partir daí vira um alfinete num mapa, assim como os mais de 1,3 milhões de usuários atuais pelo mundo. O mapa lembra uma daquelas maquetes gigantescas, como um GPs mais detalhado, onde você localiza pessoas e se orienta por informações postadas pelas mesmas – onde comer (e onde NÃO comer), que museu visitar, que filme assistir e como chegar a todos esses lugares. É possível criar uma “to do list”, com comentários detalhados tipo "já fui, gostei/não gostei". A medida que você vai frequentando lugares, vai ganhando “adesivos”, juntando pontos e condecorações (badges) e se você vai a um local mais de uma vez, recebe o título de “Mayor”.
O Marketing Viral se renova mais uma vez, inventa novos meios. Imagine o potencial mercadológico desse negócio. Nos EUA, bares e restaurantes, por exemplo, dão descontos e regalias a quem faz “check in” nesses estabelecimentos. O jornal Financial Times distribui assinaturas grátis a quem acessa determinados lugares e vira “Mayor”. E pra dar uma mãozinha no ímpeto de botar o pé na rua, se você acessar depois do expediente junta mais pontos.
Para ingressar no Foursquare, basta entrar no site deles (o link está logo abaixo, em "fontes"), fazer o “check in”, baixar o aplicativo para o seu Iphone, Blackbarry, Windows Mobile (ou Android, webOS) e começar a interagir. Dalí pra frente nada de novo, vá convidando e sendo convidado, vida que segue.
fontes: Fontes: wikipedia, Revista América economia– jornalista Rodrigo Guayquil (maio/2010) & Foursquare website.
Nenhum comentário:
Postar um comentário