sábado, 20 de março de 2010

MAZÁ!!!

Esses dias conheci um dicionário divertidíssimo na web: Dicionário Informal - trás palavras e expressões, puros regionalismos no idioma, bem explicados em sua essência. Mas alguns vão além e viram neologismos. Assim como o gaúcho é um”bicho” à parte, o “gauchês” é outro capítulo a parte. E eu posso falar confortavelmente, sem risco de ser mal interpretado, porque sou gaúcho. Por exemplo: o MAZÁ! É uma expressão que tem luz própria, olha só:

[de mas + ah] (interj., RS) usado geralmente no início de sentenças para congratular alguém por suas qualidades ou por algum grande feito; designa também admiração, contentamento ou espanto. Quando dito com o segundo "a" prolongado, no final de uma sentença ou sozinho na frase, indica regozijo ou júbilo muito intenso.

Exemplos práticos:
Mazá gaiteiro bom! Mazá tchê, ganhou o prêmio! Trouxe a cerveja, Mazáaaaa!
(se você ouvir esse, é quase um orgasmo).

Ri muito lendo isso, é genial. Só quem presencia um gaúcho recebendo uma notícia boa pra entender o significado de um sonoro Mazáaaaaaaaaa!!!! Quer uma dica? Normalmente quando as pessoas encontram um gaúcho, o instinto natural pra criar empatia é um sonoro BAH, tchê!! O Bah é simpático mas não é moderno nem tão visceral. Experimente um MAZÁ!!, que é só para inciados. Você vai derreter o coração do quéra (essa está no Aurélio = vellho, indío velho). Saúde à gauchada.

4 comentários:

  1. Sou gaucha de Porto Alegre,o termo mazaa somente ouvi pela tv em um comercial de cerveja e meu primo que adotou após o comercial tal gíria que mais parece um débil mental falando mazaa hehehe...
    Mazaa é um termo de expressão pouco utilizado,entre os demais citados aqui no artigo são expressões conhecidas mas não popularmente utilizadas a não ser o "Bá!" para expressar uma exclamação,quanto os demais termos citados o único gaúcho que conheço que utiliza de tais termos é o André Damasceno hehehe...existir quem utiliza de tal vocabulário tradicional gauches existe mas são pequenos grupos.
    ...............
    O turista que vem para cá,que gostoso quando trás consigo um punhado de sua terra,o que derrete o oração do gaúcho é ser carioca,ceara,paulista,baiano o que for e não tentar imitar a gente hehehe...

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que ouvi essa expressão foi em 2006 quando passei em terceiro lugar em um concurso, logo de cara entendi que era "mas báh", que apenas tiraram o "s" e o "b" e colocaram o "z" no lugar.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Porto Alegre há um ano e já escutei Mazaaa muitas vezes de varias pessoas diferentes! Por isso estava pesquisando, pra entender o significado.... Acho que nao é pouco usado nao! Vim de SP

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que em Livramento, essa expressão sofre uma variante. Lá se diz: AZAAA, sem o M do Mazaaa

    ResponderExcluir