sábado, 27 de março de 2010

Não Roube o Sonho do Seu Filho (a)

Se você não viu o filme 300, veja. É violento sim, muito. Mas veja, e se fixe nas mensagens, pois são muitas. Uma delas diz respeito a como a gente rouba de nossas crianças os sonhos e lhes damos em troca o mundo real. É forte a forma como Leônidas se torna homem no filme. Era um garotinho, mas acima de tudo era espartano e um espartano vira guerreiro como? Pelo sofrimento, pela privação, pela ansiedade, pelo abandono – pela sede de enfrentar a fera logo, sem chorar. Mas sede de quem? É só um garotinho.

Fazemos isso com nossos filhos. A criança nasce, brinca um pouquinho, passas os primeiros aniversários, já começa: toma curso de inglês, aula de música, basquete, espanhol também é importante. Hoje se fala também em desenvolver habilidades de liderança (tem pai que entra em êxtase “meu filho será um LÍDER!”). Quem sabe uma escola bilíngüe! Com tanta coisa numa cabecinha só, cadê o tempo pra criar laços de amizade, ler um bom livro, desenhar, sujar as mãos. Ser um suposto bom líder requer algo raro nos líderes de hoje: CRIATIVIDADE e CURIOSIDADE. Isso demanda um pouco de ociosidade e tempo. “Adultizar” a ferinha pra que??

Pára aí. Eu quero sim preparar meu filho para o mundo, mas não só porque o mundo é competitivo, mas, sobretudo porque o mundo é fascinante. E não tenho o direito de transferir pra ele o macaco das coisas que não conseguir realizar, isso é sacanagem.

Esse é meu esforço para ter um adulto infeliz e angustiado a menos na face da terra no futuro. Já terá valido muito à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário