terça-feira, 16 de março de 2010

Vovó Viu a WEB

Escrevendo um mail, percebi dois olhos miúdos e atentos por cima dos meus ombros. Puta susto! Minha avó: "- Mandei uma carta pra Francisca em Maringá. Era pelo aniversário dela de 94 anos. Faz um mês, mas só recebeu agora." Recobrei o fôlego: “- É mesmo vó? É muito tempo pra uma carta, né?”

Um psiquiatra e teórico em psicosociologia chamado Erik Erikson defendia a existência do conflito entre a integridade e o desespero na 3ª idade. Segundo ele, a integridade diz respeito à satisfação de ver a vida em retrospecto e sentir-se realizado. Em contrapartida, existe também a sensação de muitas oportunidades perdidas, o desespero. Isso foi a primeira coisa que li quando pesquisei “inclusão digital do idoso” no Sr. Google. Mas minha pesquisa veio depois, sob o efeito da razão, passado o efeito daquele comentário resignado.

Cocei a cabeça: “- Vó, senta aqui comigo. Olha, tem uma carta que não precisa nem selo, nem envelope, nem papel de carta. A senhora pode mandar quantas quiser por dia que as respostas chegam rapidinho.” O olho dela brilhava. Crocheteira de mão cheia, faz caça-palavras como ninguém, nunca me enganou - uma mente pronta pro bote, bastava espanar a poeira.

Pesquisando um pouco mais, achei um estudo do CINTED que buscou saber porquê o idoso gostaria de aprender a usar o micro: “Acho importante saber para não pedir ajuda para ninguém”, “para pesquisar na internet e ter mais desenvoltura nos caixas dos bancos.” ou “para comunicação entre amigos e filhos". Precisa dizer mais?

Sem saber muito por onde começar, abri uma conta pra ela no hotmail. “- Vó, esse “rótmail” é como se fosse a agência do correio e esse nome cumpridão é como se fosse o endereço da tua casa, entende?” Ela entendia tudo atentamente. Informação tanta, como jamais sequer tinha sonhado encontrar em todos os caça-palavras do mundo. E fomos assim, tecla por tecla, um pouco por dia, por 3 dias. Para miúdos olhos cansados, um “zoom” na tela e o mundo crescia. Impossível descrever a expressão daquele rosto vivido descobrindo que tinha enviado “3 cartas” no mesmo dia, uma pra cada filha. “- Meu filho, vieram 3 respostas, tudo hoje!” Sim vó, a senhora nem imagina quantas podem vir. A vida exige de nós as perguntas (e não dá trégua nem para quem tem 84 anos). Vou estar sempre aqui pra te ajudar com elas. Saúde Sempre, Vó.

fontes: IG Educa website, blog da Shirley Queiroz, CINTED UFRGS website e wikipedia, enciclopédia livre.

2 comentários:

  1. Pô, imagina se alguém faz um "rótmail" pra Francisca também! Elas iriam ficar o dia inteiro no MSN!

    ResponderExcluir
  2. então...pena que nem todo o idoso tem esse mesmo apoio ou, às vezes, vontade. Mas ela pode se corresponder com a filharada. Está amarradona! Abraço Alex!

    ResponderExcluir