sábado, 6 de março de 2010

SE ESPIRRAR, pode ser RINITE!

Se você normalmente tem crises de espirros e sente o nariz “fechar” quando brinca muito tempo com um gato, cuidado. Provavelmente você está tendo uma crise de Renite Alérgica.
A Rinite é uma resposta defensiva exagerada do organismo a uma substância estranha (alergeno). Primeiro o nariz fecha, vem a coceira (no céu da boca, nariz e olhos) e a coriza. Isso ocorre porque o nariz, em sendo o primeiro a proteger o organismo contra substâncias agressoras que queiram chegar nos nossos pulmões pegando um carona no àr que respiramos. Com a evolução do quadro, a pessoa pode apresentar outras complicações: Otite (inflamação do ouvido), Sinusites (inflamação das cavidades da face), Roncos (em estado moderado a grave, a pessoa dorme muito mal) e Asma (inflamação das vias aéreas). Estima-se que cerca de 20% dos brasileiros têm Rinite, mas muita gente não sabe.
Segundo o Dr. João de Mello Jr., muitas substâncias podem causar Rinite Alérgica, porém no Brasil, o alergeno mais importante é a poeira doméstica (especialmente nas grandes cidades). Pêlos de cães e gatos, escamação de pele humana, ácaros (que se alimentam desta escamação), restos de baratas e/ou outros insetos, fungos e outras imundices compôem a poeira doméstica (não é pra menos...). Substâncias irritantes tais como fumaça, perfumes fortes, produtos de limpeza e outros, também podem complicar a vida do Rinitoso. O pólen é outro agente provocador de renite - na região Sul do Brasil, a polenização da primavera faz suas vítimas.
Rinite não mata nem é contagiosa, mas não tem cura, encomoda bastante e é absolutamente tratável. A melhor forma é evitar contato com o que desencadeia a crise, especialmente os àcaros, o que não é facil, pois eles estão em tudo (carpetes, travesseiros, sofás, ursos de pelúcia, etc.). A alternativa a isso passa pelo aconselhamento médico para tratamento com medicamentos especifícos e/ou vascinas anti-alérgicas. Converse com seu médico, vale à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário