domingo, 14 de março de 2010

Sibutramina - ANVISA eleva o tom sobre os cuidados com a substância

A Anvisa suspendeu a distribuição de lotes de produtos da Ledal Química do Brasil Ltda. que apresentaram sibutramina, medicamento controlado, utilizado para o tratamento de obesidade. A substância foi identificada em três produtos, classificados como "ALIMENTOS": Fibra Regi e Sliminus em cápsulas e Sliminus em comprimidos. A empresa vai ter 90 dias para se defender.

O momento é de alerta para a Sibutramina, depois que um estudo denominado Sibutramine Cardiovascular Outcomes (Scout) - este estudo demonstrou aumento do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados. Em janiero de 2010, a Agência Européia de Medicamentos proibiu a conercialização da sibutramina por considerar que o risco de infoarto e derrame é bem maior que seu benefício contra a obesidade. o FDA solicitou que o Abbott (principal fabricante da sibutramina) redobre os cuidados e recomendações quanto aos riscos associados ao produto.

A Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) o remédio é recomendado para os seguintes casos: IMC igual ou superior a 30, IMC igual ou superior a 27,5, se acompanhado de outros fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, hiperglicemia e quando o tratamento convencional não obteve êxito. Ressalta que a droga é segura, desde que prescrita e monitorada por um médico especialista. Segundo a Abran, a sibutramina está no mercado brasileiro há 15 anos. O medicamento auxilia na redução de peso promovendo a aceleração do metabolismo, diminui a fome e aumenta a sensação de saciedade, satisfazendo o apetite com pouco alimento.

Todo o cuidado é pouco - pela internet, até Orlistat (principio ativo do famoso XENICAL) associado à Sibutramina é possível comprar sem qualquer restrição. Se a utilização em alimentos virar moda...

fontes: FOLHA On line , Estadão.com e Dráuzio Varella website

3 comentários:

  1. Perdão, mas eu não me sinto obrigada a respeitar uma agência reguladora que discrimina dada parcela social abertamente baseada em estudos completamente obsoletos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelo seu comentário. Por isso que a meu ver, quando o assunto é saúde (ainda mais um tema polêmico como perda de peso) a melhor fonte de informações é o médico. Estamos falando de medicamentos que precisam de um profissional na condução do uso. Att, Daniel

    ResponderExcluir