quarta-feira, 24 de março de 2010

Tocar é Compartilhar

O toque humano é algo único, não instintivo, energético, saudável, fraterno e no entanto não o levamos a sério. Quer ver? O cérebro humano interpreta o toque como uma forma de compartilhamento de energia. Isso faz com que tocar seja a forma mais eficiente de reconhecimento e demonstração de satisfação humana com o outro jamais estudada. O toque pode comunicar uma gama muito maior de emoçoes do que aprendemos e segue sendo, segundo Dacher Keltner, "nossos meios mais ricos de expressão emocional" através da vida.
Num artigo a sair no jornal "Emotion", Michael W. Kraus, Cassy Huang e Keltner, relatam que os bons times tendem a se tocar mais do que os piores. As equipes mais ligadas pelo toque eram os Boston Celtics e os Los Angeles Lakers, atualmente dois dos melhores da liga americana de basquete; no fim da lista estavam os medíocres Sacramento Kings e Charlotte Bobcats.
Tudo leva a crêr que o mesmo racional se aplica a pares do tipo romântico, dizem psicólogos. Christopher Oveis, de Harvard, conduziu entrevistas de cinco minutos com 69 casais, estimulando cada um deles a discutir períodos difíceis em seus relacionamentos. Foram classificadas a frequência e duração dos toques em cada um, sentados lado a lado e, segundo ele, casais que se tocavam mais, demonstravam maior satisfação em seus relacionamentos (faz todo o sentido – pense naquela ótima massagem nos ombros e pés). Dá pra perceber a importância disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário