sábado, 6 de março de 2010

Varejo Brasileiro - Uma visão do Passado e um Cenário Futuro (parte 2)

Nesta 2a. parte sobre tendências do Varejo, Lourival Stange nos fala de MUDANÇAS realizadas pelo Varejo para, aos poucos, ir recebendo um novo tipo de consumidor. Vamos ver?

"Em Varejo Brasileiro - Uma visão do Passado e um Cenário Futuro (parte 1)”, comentamos os dados do IBGE, bem como o que significam, tentando mostrar que o varejo tem sido, nos últimos 4 anos, o grande precursor do PIB Nacional.

Assim, podemos afirmar que o motor do crescimento do varejo serão as classes C e D, entrantes recentes no cenário do consumo e que representam importantíssima fatia dos gastos das famílias Brasileiras, na verdade a maior parte. A classe C, alta consumidora não só de alimentos, mas de produtos duráveis, também é campeã no uso de celulares, de viagens de turismo e do crédito fácil (mas ainda caro), especialmente com cartões de crédito, através de produtos especialmente desenvolvidos para este público.
O varejo, hoje atento a este fenômeno, cria formatos de lojas e modelos de negócios para esse público. Construtoras e incorporadoras estão desenvolvendo empreendimentos focados na classe C. Os bancos, também atentos, criam linhas de crédito, especialmente a Caixa Federal, que bate recordes na cessão de crédito imobiliário e será seguida pelos outros bancos. O varejo da construção civil, que cresceu como rabo de cavalo em 2009 (-5,9% sobre 2008) crescerá em 2010, levando com ele o varejo de móveis e eletrodomésticos, com crescimento pífio em 2009 (2,1% sobre 2008).
Quem consome está mais atento à qualidade, ao atendimento e ás facilidades de compra, inclusive a eletrônica, de largo crescimento em 2009 e que deverá bater recordes em 2010. Aqui incluímos o uso de celulares para compras, autorizando eletronicamente o débito. Mídias indoor auxiliarão na compra é já é possível interagir eletronicamente com o consumidor em uma gôndola. O varejo de luxo (que caiu em pompa, mas não em circunstância) repaginou seus templos apontando para o descolado, que harmoniza Louis Vuitton com Hering. O luxo, mais democrático, foca produtos e formatos de loja especialmente para classe B, ávido por parecer sem poder ser, mas feliz com o mimetismo possível. O mesmo ocorre com veículos, novos, semi-novos e usados, que ajudarão no congestionamento das grandes cidades. E o governo desinveste no setor de transporte público e sistemas viários, mesmo em pré-temporada de Copa do Mundo e Olimpíada Carioca, onde o varejo vai crescer, a renda aumentar, o dinheiro fluir e os preços subirem como orelha de burro.
Este comportamento de compra permeia camadas sociais que, jamais na história deste país (o criador desta frase tem menos culpa por isto do que alardeia por aí), puderam comprar nada além de comida. Hoje as classes C e D consomem acima de suas posses, auxiliados pelo crédito, que ameaça romper a barreira dos 50% do PIB em 2010. E o calote cai em todos os tipos de crédito (mesmo com R$ 1,4 trilhões de reais em crédito em 2009). Os juros, baixas historicamente, mas altíssimas se comparadas às outras nações em desenvolvimento, voltaram a crescer em Jan/10, impulsionadas pelo comunicado do BACEN sobre o depósito compulsório e pela elevação da taxa Selic em abril, ao redor de 0,25 pontos percentuais. Mas isso não afeta o consumo, que buscará prestações que caibam no bolso.
Em resumo, teremos o consumo das famílias novamente puxando o PIB Brasileiro, emprego e renda relativamente em expansão, crédito abundante para pessoa física, mas juros em crescimento, e uma tendência de exigir qualidade, atendimento, serviços e algum tipo de luxo, por todas as classes sociais, nos levarão, ao fim de 2010, a comemorar números preciosos para a economia e varejo, mesmo em tempo de eleição e alguma incerteza política. Resta-nos saber se teremos, também, investimento no varejo da educação (pública), coisa que implica, no longo prazo, em sólido e sustentável crescimento econômico."

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