quinta-feira, 3 de junho de 2010

Medicina de Plasma - um futuro para tratamento de doenças complexas

A palavra “Plasma” lembra o quê (Físicos, Biólogos e Médicos não vale, seria covardia)? Se a resposta for Sangue, você não é o único. Normalmente é a primeira lembrança, por causa do Plasma Sanguíneo (componente líquido do sangue no qual as células sanguíneas estãos suspensas). Mas Plasma tem outro significado bem diferente. Na física, é o que se chama de 4º estado da matéria, gás ionizado – sol é plasma(partículo ionizada), por exemplo. Mas o que isso tem a ver com este post?
Tem a ver com Medicina de Plasma, especialidade nova e revolucionária na medicina. Esse segmento foca a utilização do plasma para combater doenças cujos microorganismos causadores não respondem aos esquemas terapéuticos convencionais. No New Journal of Physics (nov/2009), um artigo chamado “Plasma Medicine, a introdutory review” defende o uso do plasma segundo esta perspectiva. No estudo, pesquisadores citam o uso de plasma frio (partículas em temperatura ambiente) em altas doses para destruir basctérias, vírus e matar por exemplo, células cancerígenas responsáveis pelo câncer de mama – tudo depende da intensidade e da duração das aplicações.
A luta contra vírus e bactérias está ganhando um aliado tão complexo quanto importante. Veja o estudo na intrega (passe o mouse em cima): PlasmaMedicine
fontes: wikipédia & New Journal of Physics e Revista América Economia (jan/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário