sexta-feira, 4 de junho de 2010

Corpus Christi - De Chinelos em casa porquê?

Feriado de Corpus Christi – fato: estou de chinelos em casa, me dão um feriado de presente desde que me conheço por gente e nunca me perguntei o porquê. Tive minha iniciação religiosa no catolicismo, passando por 2 grandes colégios – O Meninópolis (de padres) em São Paulo (hoje não existe mais, colocaram uma faculdade lá) e o Nossa Senhora da Glória (de freiras), em Porto Alegre. Se em algum dia no passado, me foi dito o significado da data, não fixei. E acho hipocrisia aquela história de “católico não praticante” (é o mesmo que ser um “tenista não praticante”, me poupe) há muitos anos não sou mais católico, migrei pra outras vertentes. Fui pro “Google” pesquisar. Segundo o preceito católico:
“É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição.”
Continuei na mesma – é pouca comida pra alimentar meu espírito pragmático. Segui adiante e o mais perto que cheguei foi o seguinte: É uma data católica instituída para celebrar a presença de Cristo, sua Morte e Ressurreição (Sacramento da Eucarestia), materializada através da transubstanciação, um dogma baseado na mensagem de Jesus através da Santa Ceia – a transformação do pão e do vinho em seu corpo e em seu sangue. Para a Igreja Católica, muito embora pão e vinho conservem suas propriedades originais (segundo o significado dado por Cristo), já não são mais pão e vinho. A comemoração oficial foi determinada através da bula “Transiturus”, do Papa Urbano IV em torno do ano de 1200. No Brasil, a data entrou para o nosso calendário em 1961.
Me chamou a atenção os zilhões de blogs e sites de “peregrinos” explicando o que significa o Corpus Christi, mas nenhum link sequer para um site da própria Igreja, em português. O site do Vaticano tem um link em portugês, mas se ocupa das atividades do Vaticano apenas. Falta Marketing agressivo ou a enxurrada de peregrinos “geeks” é a própria essência do Marketing Viral Eclesiático? O pão e o vinho são o must. Já pensou a inveja das outras bebidas, por não serem milenarmente vinculadas à uma figura tão influente quanto Cristo? Será que um dia, nem por um minuto, Jack Daniels sonhou com a sentença divina: "E Cristo, tomando nas mãos o cálice do mais puro bourbon, disse...".
Ok, me sinto mais aliviado em conhecer a data que me pôs em casa de chinelo e jornal na mão. Só ficou sem resposta a pergunta que não quer calar: Porque feriado? Saúde e bom Corpus Christi!

Um comentário:

  1. Dani,

    É feriado (e mundial) pois se trata de uma data referente ao JC, assim como sexta-feira santa e Natal. Alguns outros dias santos também são feriados, como a nossa padroeira (nacional) e existem ainda aqueles feriados dos padroeiros municipais. Aqui na capital do RJ é em 20/01, dia de São Sebastião, que não é o dia da fundação da cidade. A cidade maravilhosa foi fundada em 01/03/1565 por Estácio de Sá.

    ResponderExcluir