O Brasil do “Pibão” tá melhorando a renda do Brasileiro e o segmento que está rindo de orelha a orelha com isso é o farmacêutico. Segundo o IMS Health, empresa que audita o segmento, o mercado brasileiro já é o 9º no mundo e até 2011 vai ser o 8º. Um sintoma desse movimento são as fusões e aquisições ocorridas por aqui, pois são o termômetro importante do potencial de um mercado.
Em 2009, a Hypermarcas comprou a Luper farmacêutica e a Neoquímica. A Sanofi-Aventis assumiu o controle da Medley. A americana Valeant, com atuação tímida no país nos últimos 10 anos, comprou dois laboratórios: O Instituto Farmacêutico Delta e a Bunker farmacêutica. Para esse ano, essas movimentações tendem a continuar.
Por cultura, as companhias farmacêuticas crescem lançando novos produtos, uma prática cara, demorada e cujo resultado é de longo prazo. O jeito de encurtar o tempo para o avanço é comprando umas às outras.
Já a Eurofarma tem como estratégia reproduzir seu modelo de sucesso por toda a América Latina. Em 2009 comprou a argentina Quesada Farmacêutica e pra esse ano pretende entrar forte no Uruguai, além de aumentar sua presença no Chile, Colômbia e México. O plano é ser um dos maiores laboratórios do mercado brasileiro e marcar território em 90% do mercado latino americano até 2015. Dá pra duvidar disso?
fontes: ims heath website e Brasil Economia jun/10
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