sábado, 12 de junho de 2010

A Lição do Figo Rosado

“Figo rosado traz a atenção dos pássaros, ensacai-vos”. Meu avô dizia sábio enquanto ensacava cada fruto com saquinhos daqueles pra acondicionar pipoca em festa de criança – feito o serviço, garroteava cada um com um barbante fino, para que o vento não levasse. Era pouco mais que um pitoco de gente quando presenciei o ensinamento. “Vô, esse cordão não vai prender a perna do figo?”. Meu vô era um sabio das coisas simples, como simples ele foi a vida inteira. Não era de complicar nada, com poucas palavras, falava tudo. Riu da expressão “perna do figo” e, terminado o serviço, sentou-se para ouvir Internacional e Juventude no radinho Evadin.
Isso me veio enquanto cuidava da nossa figueira. Ensacar os figos é um ritual. Uma homenagem silenciosa ao Seu Antônio - a lição do figo rosado cumpriu seu legado. Essa figueira me supreende, nunca fui de me dedicar à plantas. Comprei a muda porque vi na casa de um amigo e a achei surpreendentemente bonita, pelada e sem fruto algum (vai entender). Dizem que as plantas reagem à mão do dono. Ou enganei essa figueira ou tenho mais apreço por ela do que pensava – até agora, 24 figos, em 3 etapas. Os primeiros 2, não dei muita bola. Os passarinhos chegaram antes, deixando os restos mortais. Ví aquilo e, envergonhado, lembrei da lição do figo rosado.
Hoje, o ato solene de ensacar os figos teve o dobro do público habitual. Meu filho olhava atento. “Pai, pra quê ensacar os figos?”. Ao ouvir aquilo, me senti dono de um imenso legado. Impostei a voz, me preparei, enchi o peito e tasquei – “Filhão, figo rosado traz a atenção dos pássaros. Eles comem e aí a gente fica sem.” Obrigado vô, fique certo de que seu legado está preservado.

Um comentário:

  1. Dani,

    Neste caso não é "trás", mas sim "traz", de trazer. Duas vezes ok? Veja aqui: http://www.brasilescola.com/gramatica/traz-ou-tras.htm
    "Vi" não tem acento.
    E lembre-se de colocar espaço após a pontuação, ok?

    ResponderExcluir