sábado, 5 de junho de 2010

Gripe: é bom se vacinar - alerta OMS é nível 6

Vacina da gripe – ontem tomei a minha. Fui o último da família a tomar e minha mulher teve quase que me seqüestrar, mas tinha que dar o exemplo pro pequeno. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, nas primeiras 3 etapas da Campanha de Vacinação no Brasil, a falta de tempo foi a justificativa de mais de 40% das pessoas que não compareceram para tomar a vacina da gripe. Tentei essa da falta de tempo em casa, mas desta vez não colou. Meu desconforto com vacinas é algo acima da média, não gosto mesmo, mas não pelas bobagens que vemos na internet e sim porque tenho pavor de agulhas. Exame de sangue ou doação é tensão do inicio ao fim do processo, dói mais na alma que no corpo, sou assim, fazer o quê? Mas com essa gripe não dá pra brincar, tem que fazer a vacina - e a picada não dói mesmo, incrível. No dia seguinte, fica um pequeno desconforto no músculo deltóide (porção superior externa do braço) como uma batida leve, e só.
A OMS decidiu manter o alerta de pandemia (nível 6 – o maior índice da escala), pedindo que os países mantenham fortes as suas ações de controle contra a gripe. No Brasil, foram registradas 64 mortes de janeiro até junho. O foco no hemisfério sul é o inverno, com temperaturas muito baixas – é nesse momento que, se baixarmos a guarda, o H1N1 pode fazer a festa. Por isso, dê menos ouvidos aos absurdos na Internet, aos e-mail fantasiosos que te mandam, ao Orkut e outras sandices e tome a vacina o quanto antes, quer seja no posto ou em clínicas particulares. Não prive seus filhos desse recurso. Sua Saúde e a da sua família agradecem.

Um comentário:

  1. Que belo exemplo hein?!?! Tomei a minha no primeiro dia e arrastei todo mundo logo depois! E devemos tomar também a da gripe sazonal H1N5! 1 abç!

    ResponderExcluir