sábado, 19 de junho de 2010

A cachaça e o remédio

Qual a relação que pode existir entre a cachaça Ypióca e um fitoterápico para câncer? Pois o mesmo grupo que produz a Ypióca está investigando uma molécula patenteada, em fase final de pesquisa clínica, para o combate ao câncer de mama e próstata – o aveloz, uma planta venenosa amazônica comumente usada como cerca viva.
Everardo Ferreira Telles, proprietário da Ypióca (e também da Naturágua) afirma que está perto de obter “uma droga revolucionária, capaz de combater o câncer sem gerar efeitos colaterais”. A Pesquisa é coordenada pela Kyolab (empresa de pesquisa farmacêutica) e pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Até o momento, os investimentos foram da ordem de mais de 40 milhões de reais.
A pesquisa do aveloz deve ser concluída em setembro de 2010. Durante o período de submissão à ANVISA (com a aprovação prevista para 2011), Telles vai definir como ele será produzido e comercializado. Considera 3 opções: buscar parcerias com laboratórios farmacêuticos, vender a patente ou levantar fundos via bolsa de valores para criar o próprio laboratório. De qualquer forma, a Ypióca fará a produção agrícola do aveloz, garantindo a matéria prima para a produção.
O principal negócio da Ypióca (com faturamento de cerca de 300 milhões), é a Ypióca Agroindustrial, com capacidade para 126 milhões de litros de cachaça e 20 milhões de litros de etanol. O grupo também engarrafa e distribui a água Naturágua, possui uma fábrica de embalagens plásticas em PET e PVC, a Yplastic, para atender à própria Ypióca e a Pecém Agroindustrial (embalagens feitas com bagaço de cana-de-açúcar e papelão reciclado). Não é pouca coisa...

2 comentários:

  1. Dani,

    "ConcluÍda" no terceiro parágrafo tem acento.

    E no último parágrafo vc comeu uma letra na frase "... para atender à próPria...".

    1 abç!

    ResponderExcluir
  2. Excelente notícia. Parabéns á Ypioca pela iniciativa e por acreditar na pesquisa e na inovação!
    Seu blog é show. Parabéns.
    Abs,
    Maristela

    ResponderExcluir