Clientes da Crushpad separando uvas para o seu próprio vinho |
Uma empresa americana chamada Crushpad, em Napa Valley (próximo de São Francisco, CA/EUA) propõe um modelo de negócio inovador. Eles produzem vinhos. Eles propriamente não, mas seus clientes sim. Qualquer pessoa que tiver disposição, tempo e 8 mil dólares, pode participar de todo o processo de produção do seu próprio vinho. A quantidade mínima é de um barril de 225 litros, o que dá 300 garrafas. O cliente pode decidir o tipo de uva, quem será o fornecedor, tempo e temperatura de fermentação, tempo de envelhecimento em barris de carvalho e até os detalhes do rótulo. Isso pode ser feito via web ou na própria empresa, onde o cliente participa da separação das uvas, do processo de maceração (não com os pés, mas com máquinas especiais), etc.
Executivos entre 35 e 55 anos fazem parte da lista de clientes e alguns levam o hobby muito a sério: 17 deles receberam mais de 90 pontos na avaliação de Robert Parker, o todo poderoso da degustação de vinhos. O negócio deu tão certo que a Crushpad instalou uma segunda unidade na região de Bordeaux (França) e surgiram também alguns filhotes: a Brooklin Winery a City Winery, ambas em Nova York. A City Winery se especializou em oferecer seu processo de produção de vinhos a empresas interessadas em fazer programas de team building com seus funcionários.
fonte: Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário