Capacitar-se é tornar-se habilitado pra desempenhar uma
determinada atividade. Para qualquer atividade, a capacitação abre as portas
pra que determinada pessoa seja exposta à oportunidades de trabalho, vagas as
quais necessitam de pessoas de alto desempenho para ocupá-las.
Na indústria farmacêutica, existe uma profissão que não é “pop”,
como um engenheiro, um advogado ou um chef de cozinha: A Propaganda Médica,
atividade relativamente nova (legitimada pela CLT por meio da Lei 6224 de
1975), exercida por um profissional de vendas (Propagandista). O Propagandista
é contratado por um laboratório farmacêutico e treinado para visitar médicos,
com o objetivo e conquistar a preferência desses profissionais para que
prescrevam seus medicamentos. A Propaganda Médica é uma atividade desenvolvida
mundialmente, mas exercer essa atividade no Brasil é estar sob rigorosa
regulamentação do Conselho Federal de Medicina, por meio da resolução CFM Nº
1.974/2011. A resolução estabelece limites éticos na relação entre a Indústria
Farmacêutica e Médicos.
Para exercer a atividade de Propaganda Médica de forma produtiva
e, da mesma forma, dentro da ética estabelecida pelo CFM, laboratórios investem
cada vez mais em treinamento e desenvolvimento, buscando formar profissionais
capazes de bem representá-los. O Propagandista precisa ter conhecimento técnico
sobre fisiologia e farmacologia, para que possa transmitir informações para
médicos, enfermeiros e outros profissionais ligados a área da saúde.
O interesse pela atividade tem crescido de forma inversamente
proporcional ao número de vagas disponíveis no mercado. Voltamos então ao início
do nosso tema: capacitação. E quando a demanda por gente capacitada encontra,
na outra ponta um afunilamento de vagas, surge a necessidade da diferenciação –
o candidato a Propagandista que busca conhecimentos sobre a atividade ANTES de
ser avaliado e contratado, pode aumentar sua empregabilidade. É a sobrevivência
do mais capaz.
André Reis, idealizador da REPFARMA |
E quem primeiro percebeu a oportunidade de capacitar pessoas por
meio de cursos livres para serem promotores na área da Saúde foi a REPFARMA. Iniciada
em 2010, a REPFARMA surgiu por iniciativa de seu proprietário, André Reis. A empresa
é líder no segmento de ensino com foco no treinamento de Propagandistas. Segundo
André, a REPFARMA age como uma facilitadora no ingresso de pessoas que desejam
entrar no segmento. Só em 2012, a
empresa, com sede no Rio de Janeiro, já formou mais de 400 alunos e em 2013
estende sua bem sucedida operação para os estados de São Paulo e Minas
Gerais.
A área da saúde no Brasil precisa de capacitação e desenvolvimento
em diversas frentes. Fornecer para o mercado pessoas mais preparadas para a
função de Propaganda Médica é um passo adiante, num segmento de grande
responsabilidade entre os envolvidos. As empresas farmacêuticas oferecem as
melhores oportunidades aos que buscam ficar acima da média. A REPFARMA trabalha
incessantemente para elevar essa média.
Para saber mais detalhes sobre a REPFARMA, clique aqui
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