Se colocar no mercado de
trabalho nos dias de hoje significa mostrar o que você é capaz de fazer pra
quem interessar possa. É óbvio? Claro. O detalhe aqui é saber mostrar. Antigamente uma boa entrevista e uma boa indicação eram
80% do caminho andado. Hoje, você precisa provar
o que sabe fazer. Atitudes, ações, testemunhos francos, aval por meio de
realizações e conquistas que trouxeram ganho comprovado para a sua última empresa, por exemplo. Aí sim você começa a justificar pra quem interessar possa, a que
veio.
E é comum não lembrar de um fator importante: a concorrência. Basta alguém que saiba fazer tudo isso supostamente melhor que você e aí a
coisa fica mais desafiadora. Não estou aqui jogando balde de água fria. Mas não
dá pra procurar emprego hoje começando apenas pelos métodos tradicionais e sem
olhar pra concorrência. Pra provar o que
digo, dou um exemplo: Philippe Dubost, Gerente de Produtos no Mercado de Web. Ele seria apenas mais um job seeker, se não fosse por uma atitude apenas.
O estratégico Philippe criou
uma página na web, cópia do Amazon.com pra se vender como se fosse um produto.
Com direito à opinião de “compradores satisfeitos" (cinco estrelas) e “insatisfeitos”
(uma estrela). Por achar que curriculuns normalmente não são divertidos (nem
pra quem o escreve e nem pra quem o lê), resolveu apostar nisso pra se
destacar. Investiu dois dias na criação do site que rapidamente virou notícia.
Segundo ele, após o “curriculum” se espalhar com um viral, recebeu 100 mails
com propostas de supostos empregadores.
Veja abaixo a atitude de
Philippe. Fala por si só. E visite o site dele: (aqui)
fonte: Época Negócios
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