sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Novas idéias não sobrevivem às velhas atitudes


Yahoo muda layout e o usuário, marido traído, fica sabendo pela imprensa.

Marissa Mayer, do Yahoo
bonito layout,
mas comunicação fraca
13 de dezembro, 2012. Abro meu Yahoo e “voilá”, o layout mudou completamente. Pensei que fosse bug ou outra das diversas falhas apresentadas vez por outra pelo Yahoo. Ou quem sabe um racker, não duvido nada. Procuro no Google e está lá – “Presidente do Yahoo apresenta nova versão do serviço de e-mail”. Puxa, mas um serviço que lida justamente com comunicação...será que eu não merecia um mail dela no meu mail pessoal anunciando a mudança? Diz o texto da matéria que veicula em vários sites que Marissa Mayer apresentou a nova versão “no post de um blog”. Que blog e pra quem?

A sutil diferença entre o erro e o desastre é a forma como nos movemos em direção a um para evitar o outro. Estamos carecas de ver pessoas e empresas pisarem feio na bola e serem redimidas pelo próprio cliente (ou colega, ou chefe...) só porque a postura na reparação foi digna de aplauso. Essa é a diferença entre velhas e novas atitudes. O Yahoo tem tomado paulada do Facebook e do Google há anos. A fama da nova presidente, vinda do Google, é de criar produtos para a internet de natureza prática, coisa que a web mais precisa nesse momento. Mas não dá pra atropelar coisas básicas: comunicação - falar com os usuários dá ibope e nisso a concorrência tem sido campeã. O layout ficou bonito, mas a comunicação, pra variar, nem tanto...

3 comentários:

  1. Dá pra ver que é a geração Y chegando e tentando arrazar. Calma minha filha presidente. Garanto que a iniciativa foi de algum garoto que veio com ela e passou tudo batido porque ela o considera "o cara".

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  2. Daniel, a falta de comunicação é um aspecto muito comum nos dias de hoje. Me permita corroborar com suas palavras, pois simplesmente mudar sem consultar o público é realmente falta de respeito.
    Sabemos que o Yahoo precisa se reciclar, pois não consegue mais acompanhar site como Google, Gmail e outros, mas simplesmente ignorar os seus principais formadores de opinião (seus clientes), é aterrador. Eu mesmo já tive meu e-mail no yahoo e hoje migrei para o gmail, pois é mais simples e apesar de as vezes aprontar uma ou outra, ainda é o mais simples e prático na minha opinião.
    Agora, quanto ao yahoo ouvir antes os seus clientes, relaxa, pois isso não acontece em nenhum segmento, desde bancário até outros importantes. Por fim, não podemos perder as esperanças e torcer para que um dia as empresas façam CRM de maneira que melhorem os serviços.

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    1. concordo 100% com suas reflexões. Estamos longe de atitudes de legitima estima por aquela pessoa que compra os serviços da empresa.

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