Dr. Ross Mitchell e oseu Resolution MD |
Um médico correndo no parque ou em um congresso há 2.000 quilômetros do hospital pode fazer um diagnóstico preciso de AVC com incrível precisão de detalhes usando apenas o seu Iphone. Esse é o próximo passo, se depender do estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Calgary, Canadá. Eles criaram e estudaram o programa Resolution MD que permite que o médico acesse imagens do cérebro em 3D e possa fazer o diagnóstico através do aplicativo para o celular. Analisados mais de 200 cérebros em detalhe e comparados com exames realizados no hospital, o resultado foi praticamente o mesmo, segundo Dr. Mayank Goyal, diretor de pesquisa do departamento de radiologia da Universidade de Calgary e um dos Neurologistas envolvidos com a pesquisa.
As imagens ficam guardadas num servidor, bem como as informações do paciente. Tudo é protegido via firewall, restringindo o acesso por questão de segurança. O médico pode assim acessar imagens e dados em tempo real e definir o diagnóstico, esteja onde estiver.
No caso de um AVC, “qualquer espera é uma eternidade”, diz o Dr. Ross Mitchell. Segundo ele, a idéia de um programa que pudesse ser usado no smartphone surgiu em 2003, quando observou um paciente de AVC aguardar longos vinte minutos por um diagnóstico. “Vinte minutos é muito tempo pra um AVC, mas um minuto é um avanço e tanto”, diz. Ele e sua equipe desenvolveram então os primeiros programas para smartphone, que foram sendo aperfeiçoados.
Um estudo publicado na edição de maio de 2011 no Journal of Medical Internet Research, provou que o Resolution MD acertou 94% dos diagnósticos de AVC, em comparação ao método tradicional (workstation hospital). O programa já foi aprovado pelo Health Canadá, o FDA canadense e a Calgary Scientific, desenvolvedora do programa, está providenciando o licenciamento do mesmo pra que todo e qualquer hospital possa ter pleno acesso ao Resolution MD.
fonte: Edmonton Journal
Nenhum comentário:
Postar um comentário