sábado, 24 de março de 2012

Facebook - a luxúria e o dragão da maldade

O submundo tecnológico está cheio de mascarados na web, gente que se passa por outra pessoa pra conseguir informações ou apenas pra bagunçar seu perfil em redes sociais. Isso não é novo, desde que o Orkut surgiu, esse tipo de pirataria veio crescendo junto. Foi, aliás, o motivo de eu ter caído fora do Orkut anos atrás. Meu perfil tinha sido clonado, apareceram umas mensagens estranhas, bagunçaram tudo. Me senti abestalhado e ingênuo quando vi aquilo. "Puf", deletei o perfil e vida que segue. 
Então surge o Facebook com a promessas de mais filtros, mais privacidade, menos riscos. Pode até ser, mas isso não existe sem a atitude preventiva do usuário. É como na vida real, sexo sem camisinha não tem garantia alguma de nada. Nas redes, se aceitamos tudo quanto é amigo, estamos aceitando também o risco de spams e ataques virais. É o que nos diz uma pesquisa da empresa Barracuda Networks, especializada em segurança na web – eles identificaram um padrão na conduta dos perfis falsos. Veja os números:
·    Cerca de 97% são de mulheres. No mundo real, apenas 40% dos perfis são femininos.
·    60% dos perfis se revelam bissexuais enquanto que no mundo dos perfis verdadeiros essa média cai pra 6% (repito: DOS PERFIS, não das mulheres).
·    Um perfil falso também é pródigo em amigos. Enquanto um amigo de verdade tem média de 130 amigos, os falsos extrapolam os 700, quase sempre.
·    68% dizem ter curso superior, quando a média real é de 40% dos perfis.
·    43% desses falsos amigos nunca atualizam seus perfis.
·    A cada 4 fotos, o fake aparece marcado 136 vezes. No mundo real, a marcação é de uma para cada quatro fotos.
Caso queira ver o infográfico da pesquisa, acesse aqui. Pesquisa é uma amostra da realidade e ponto. Não tem como ficar analisando todo mundo que entra na minha rede. Mas é importante saber que, se você aceita todo mundo como eu (principalmente em função do Blog – awareness), corre muito mais risco do que pessoas de comportamento mais restritivo. Somos uma porta pra malwares e propagandas indesejadas. Cuidado com aquela gata de parar o trânsito, com curso superior, tem um monte de amigos, que curte uma relação bissexual, aparece marcada em um monte de fotos e cujo status nunca muda. A ameaça em forma de dragão da luxúria deseja morar no seu perfil. Vai aceitar?
fontes: código fonte website, estadao.com, barracuda labs website, wikipedia e tecmundo website 

Nenhum comentário:

Postar um comentário