sábado, 8 de maio de 2010

Se "PROCRASTINAR", não dirija!

Do Aurélio: PROCRASTINAR é: “adiar, delongar, demorar, espaçar”.
O Conselheiro do Banco Central e Professor Mário Simonsem Filho (obrigado, Professor Mário), levantou essa bola e fez aquela pergunta que nunca cala “e aí? Como você tem usado seu tempo?” Lí, pensei e comecei a montar o perfil dum bom procrastinador, um Robocop dos que conheci, que sempre procuram empurrar tudo com a barriga, aquela pessoa que deixa pra depois tudo o que pode ser feito já ou com prazo certo. Fiz uma listinha básica dos comportamentos mais comuns:
Tem medo de exposição, do que vão dizer ou pensar – por isso não diz “não” e aceita o que vem, depois avalia o que vai cumprir ou não.
Não consegue eleger o que é urgente e importante, seja separado ou junto. Na dúvida, tenta fazer tudo ou trava de vez e fica quietinho, até que alguém perceba - na hora da cobrança, prepara as justificativas.
Raramente anota a tarefa na agenda, ou se anota, é num local qualquer (normalmente num pedaço de papel que será perdido), mas esquece de atrelar a prazo.
Tem extrema dificuldade de trabalhar com Objetivos e Metas, pois normalmente tropeça no acaso, não consegue traçar um plano de vôo e cumprí-lo.
Sofre de falta de objetividade – por não lidar bem com metas claras, perde o foco, tende a divagar.
Tem extrema facilidade pra se justificar - Quando aceita um compromisso, sabe que provavelmente não vai atender no prazo e pra isso, já tem as desculpas, normalmente muito parecidas com outras anteriores.
Taí a minha resposta Professor Mário. E pra quem se enxergou na listinha, nem tudo tá perdido. Olhe-se no espelho e repita “Eu sou um Procrastinador” - esse é o primeiro passo, levanta-te e anda. Mas saiba que você nunca esteve sozinho - pesquisando o assunto, encontrei alguns ilustres candidatos a procrastinadores. Segundo Rodolfo Araújo (administradores.com), Da Vinci deixou diversos projetos inacabados (talvez pelo seu perfecciconismo) e Truman Capote levou mais de 20 anos pra acabar seu livro (e não acabou) Aswered Players. E acho melhor eu acabar esse post, senão fica comprido demais e procrastrinante demais...Saúde!
fontes: adminsitradores.com, dicionário Aurélio & wikipedia

Um comentário:

  1. Dani,

    Acho que está faltando algo aqui pra frase ter sentido: "...e aceita o que vem depois tenta fazer o crivo".

    E na última linha: cOmprido, de comprimento, tamanho.

    1 abç!

    ResponderExcluir