quarta-feira, 19 de maio de 2010

Kinoplex - Saúde e Higiene em 3D

“DOLBY”. Esse nome te parece familiar? “DOLBY”. Nome encorpado, tem que falar devagar e encostar a ponta da lingua no céu da boca, dando ênfase no “DÓ”- fica bonito, sonoro. Tente lembrar daquele simbolozinho que sempre vem impresso no corpo de tudo quanto é equipamento de som de primeira linha. Ou na tela de cinema, em flashes rápidos - vou te ajudar, veja (você já vai entender onde quero chegar):


Em janeiro, no post "AVATAR 3D - Falta Inovar na Higiene", dediquei um pedação dele falando dos óculos 3D usados naquela estréia, grudentos que dão uma super má impressão. Pois o meu amigo (e editor chefe do blog “SeEs”) Alexsander Poubel trouxe boas notícias sobre isso. Quem entra no UCI Kinoplex (Grupo Severiano Ribeiro/RJ) percebe outro tratamento quanto aos antigos grudentos. Começa pele recepção, na porta da sala - as pessoas que entregam os óculos usam luvas (já melhorou!). Não, você não mete o mãozão na cumbuca pra pegá-los. Todos sentados, um filme curto explica o processo de como os óculos chegaram às suas mãos. O ponto alto é justamente os cuidados com higiene e processo de esterilização após cada utilização. Quanta diferença...nossa Saúde agradece.

Ainda não conseguimos descobrir (questão de tempo, saberemos) se os responsáveis pela iniciativa são a própria Severiano Ribeiro ou a Dolby Laboratories – eles inventaram o “Sistema Dolby” (processo de compressão de som e supressão de ruídos nas gravações em estéreo) e estão em muitos cinemas brasileiros com o sistema Dolby Surround (sistema de som que te dá a sensação de que você está dentro do filme) e mais recentemente o DOLBY 3D DIGITAL CINEMA. Por ser um sistema, seu entendimento prático não é tão simples, mas vou tentar: é projetada na tela uma imagem distina pra cada olho, vermelha e verde. O uso dos óculos permite filtrar essa diferença e o sistema se encarrega de preservar as cores naturais do filme, dando a sensação de profundidade.

Como curiosidade, algumas informações sobre o Grupo Severiano Ribeiro:

200 salas de exibição em 14 cidades, 50 mil poltronas e 881 funcionários, 160 filmes para 15 milhões de espectadores/ano. São consumidos 300 toneladas de milho de pipoca, 1 tonelada de sal e 1 milhão e 800 mil litros de refrigerantes.

fontes: Grupo Severiano Ribeiro website, Jornal Aló Brasilia website e Dolby Laboratories

2 comentários:

  1. Dani,

    No trecho "Todos sentados, vem um filme", para o "vem" vc quis dar idéia que um filme vem do verbo vir ou que todos assistem do verbo ver? Se for do verbo ver, então mude para "vêem" ou para "assistem a" (sem crase).

    E na frase "Por se um sistema" falta o "R" depois do "se". Ou talvez vc tenha pensado em "Por se tratar de um sistema".

    1 abç!

    ResponderExcluir
  2. Dani,

    É exatamente isso! Minha experiência aqui no Rio com o Dolby 3D foi com "Alice no país das maravilhas" no Via Parque. E saí de casa com uma flanela no bolso pois lembrei do que vc escreveu sobre o cimena onde assistiu o Avatar... E os óculos? Além de limpos, são ultra high tech mega master power plus e bonitos, dá até vontade de usar na rua...

    1 abç!

    ResponderExcluir