sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AVATAR 3D nos Cinemas brasileiros - Falta Inovar em higiêne e praticidade

Sábado, 24 de janeiro, 2009 – levamos o filhote para ver Avatar 3 D. O filme é tudo aquilo que a imprensa alardeia. É de um preciosismo técnico, de um realismo à prova de qualquer desmancha-prazer (sempre tem aquele amigo que diz: “ah, muita mentirada naqueles efeitos! E gente azul, com rabo, num Jurassic Park e lutando pra proteger uma árvore do imperialismo americano? Não dá...”) – nada disso. O filme é bom mesmo, nem dá pra lembrar que durante mais de 70% dele simplesmente os atores não atuam em carne e osso, tudo virtual. Mas tem coisas que só o tempo (e o trampo) corrige quando o assunto é Inovação (e não está no filme). Disputadíssimo, a famosa fila para ver Avatar já era esperada mas,...fila da fila?? Sim, para pegar os famosos óculos 3D. Ficam todos num balaio daqueles tipo cesta de roupa suja e você enfia a mãozona lá dentro pra puxar um par. Não são descartáveis, mas sim de plástico injetado. Ok, entramos, nos acomodamos nas cadeiras e, ao botarmos os óculos...o quêê?? completamente sujos. Me veio uma sensação estranha: quantas mãos pegaram naquilo e...sobre quantos narizes pousaram?

Tiro do rosto, esfrego, esfrego na pontinha da camisa, enquanto rola a primeira batalha Navi na tela. Qual nada: continuam sebentos. Olho pro lado e vejo uma mão esticando outros óculos, pedindo socorro – minha mulher me olha com urgência: “limpa pra mim?”. Batalha Navi na tela, batalha real pra limpar rapidamente aqueles óculos de narizes e acnes alheios (que nojo...). Bom, quase 3 horas de luta, mas nada feito. Nessas condições, 3 D é fascinante, mas perde literalmente o brilho. Na saída, mais fila para devolver os sujinhos.
Fico me perguntando se os velhos óculos de papelão descartável (ou reciclável, no caso) não dariam conta do recado, sem porquice nem fila. Eu pagaria um pouco mais por isso. Caso contrário, 3 D de novo, nem com álcool gel passa.

Um comentário:

  1. Realmente, o velho e bom "acetato" daria conta do recado. Seria melhor se eles dessem os óculos, rs.

    ResponderExcluir