domingo, 31 de janeiro de 2010

Profissional de Biomedicina – meio Médico, meio Biólogo

Um amigo de longa data me procurou porque a filhota está fazendo vestibular e está de olho em BIOMEDICINA. Como a profissão é pouco conhecida, procurava por dicas sobre o tema. Creio que possa ser a curiosidade (ou angústia) de mais gente, vamos lá:
O Biomédico atua em diversas frentes, por exemplo: análises clínicas, diagnóstico de imagens, biologia molecular, pesquisas, saúde pública, indústria de alimentos, farmacêutica. Seu principal foco é pesquisar doenças e seus tratamentos.

A profissão vem ganhando visibilidade em função do Projeto Genoma e da evolução no estudo de vacinas (H1N1, por exemplo). Porém na prática, cerca de 60% dos Biomédicos brasileiros estão em laboratórios de análises. Reprodução Humana é outra área fértil para um profissional de Biomedicina. Um iniciante pode ganhar mil e quinhentos a dois mil reais por mês, mas dependendo dos cursos que adicionar ao currículo e dos projetos interessantes com os quais se envolver, os ganhos podem ser bem maiores (Caramba, Biomedicina me parece coisa do professor David Benner, de O Incrível Hulk, fantástico...).
Em resumo, o Biomédico é um cientista profissional. O Curso de Biomedicina tem 4 anos de duração e hoje no Brasil existem 27 deles, dos quais os mais conceituados são UNIFESP e USP.

Grande Carlinhos Freitas, obrigado pelo "insight" e espero ter sanado tuas dúvidas! Saúde Sempre!

Fontes:
Conselho Regional de Biomedicina, Universia website , UNIP website

Nenhum comentário:

Postar um comentário