quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Minute Clinic – Sua saúde tratada de forma rápida, adequada e barata.

"You're Sick, We're Quick," (Você está doente? Nós somos rápidos) – Mensagem forte, que transmite simplicidade, segurança e atitude objetiva. Essa é a assinatura do Minute Clínic (retail health clinics), uma cadeia de clínicas de saúde americana, onde o foco são doenças comuns e sem gravidade. Uma gripe ou resfriado, por exemplo, podem ser tratadas de forma simples, sem a necessidade de se buscar um consultório de um médico especialista ou um hospital. Hora, 80% dos atendimentos nos Estados Unidos são crianças resfriadas - consultas médicas são demoradas e caras! Grande Sacada do Sr. Rick Krieger (Fundador e ex CEO da empresa entre 1998 e 2003). O atendimento é feito por enfermeiras (1) ou “physician assistants” (2).

Fatos e Dados: No Minute Clinic, as consultas levam em média 15 minutos, não precisam ser marcadas antes e custam entre 30 e 110 doláres (reembolsáveis pela grande maioria dos planos de saúde) – uma consulta médica comum hoje nos EUA não sai por menos de 150 dólares, mediante um agendamento com bastante antecedência. Atualmente são mais de 500 clínicas espalhadas pelos Estados Unidos.

Um detalhe: A Minute Clinic pertence CVS Pharmacy Stores, a segunda maior cadeia de farmácias dos Estados Unidos, com mais de 7.000 Pontos de Venda no país. A grande maioria das Minute Clinics estão dentro das lojas da CVS Pharmacy Stores. O paciente já sai medicado ali mesmo - sem comentários.

Me pergunto porque não ter um Minute Clinic brasileiro devidamente adaptado para a nossa realidade e oportunidades - Não esqueço desse slogan - "You're Sick, We're Quick,". Essa assinatura é impecável, não é?

(1) em grande parte dos EUA, enfermeiros estão autorizados a tratar doenças comuns e prescrever medicamentos. (2) O “assistente de médico” é um profissional treinado para fazer diagnósticos simples e dar atendimento básico preventivo, normalmente supervisionado por um médico. Quem entra em um curso de assistente médico já tem uma primeira formação (na maioria, enfermeiros, paramédicos ou técnicos em atendimento médico emergencial).

Fontes:
Minute Clinic website => http://www.minuteclinic.com/en/USA/ - United States Departaments of Labor => http://www.bls.gov/oco/ocos081.htm#nature - Blog “Vida de Rico” => http://blogs.abril.com.br/vidaderico - CVS Pharmacy Stores website =>http://www.cvs.com/CVSApp/user/home/home.jsp
- Wikipedia – Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário