sábado, 23 de janeiro de 2010

Paul Krugman e a Crise Mundial - "Somos todos brasileiros agora"

Quando o assunto é Crise Mundial, Paul Krugman é um daqueles caras pra quem meio mundo se volta e escuta. Premio Nobel de Economia (2008), professor em Princeton e forte colunista do New York Times, seu trabalho virou referência porque tenta traduzir o “economês” para o cidadão comum. Sempre foi contra a tese de que recessões são assunto do passado e de que o mundo vem amadurecendo com seus erros. Segundo ele, “os sinais de recessão sempre estiveram lá, pra quem quisesse ver, muito embora nada comparados à quebra da bolsa de 1929”. Quando esteve no evento Expomanagement 2009 em São Paulo, foi categórico: “a crise ainda não passou, estamos apenas piorando mais lentamente,a cada dia”. Segundo ele, “os países da América Latina sairão muito mais rapidamente do meio da crise do que os demais continentes”, por um simples fato: colecionam know-how de sobra quando o assunto é recessão. Essa afirmação não é nova: em artigo no NYT de 06/10/2008, após defender o mesmo ponto de vista, termina a análise com a sentença “Agora somos todos brasileiros”. Entrevistado pela Folha de São Paulo, afirmou que o Brasil iria puxar a fila dos países emergentes. Nesse mesmo artigo, arriscou a hipótese de que a Educação (ou a falta dela) seria o vilão para que o país não estivesse crescendo segundo seu potencial, diferente do que vem ocorrendo em países como China e Russia, cuja educação é prioridade de estado.
Por essas e outras afirmações (como por exemplo, de que as grandes teorias econômicas nunca consideram as pessoas como agente não racional das imperfeições de mercados financeiros), esse americano de 56 anos é muito elogiado e muito criticado também, mas olha só o curriculum do homem:

• 1982-1983: Membro do Conselho de Economistas do governo Reagan
• Autor de 18 livros sobre Recessão e Comportamento Econômico.
• Professor de Economia e Assuntos Internacionais da Universidade de Princeton
• Premiado com a medalha John Bates Clark concedida pela American Economic Association para economistas expoentes com menos de 40 anos (!!).
• Prêmio Nobel de Economia de 2008.

Com certeza ele deve ter alguma coisa a dizer ao mundo. Porque não ouví-lo??

Fontes:
Coluna de Paul Krugman no N. York Times:
http://krugman.blogs.nytimes.com/2008/10/06/its-a-small-world-after-all/

Paul Krugman Official Website:
http://web.mit.edu/krugman/www/

Wikkipedia, a enciclopédia livre:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Krugman

Entrevista à Folha de São Paulo – 25/07/2008
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u426035.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário