domingo, 16 de maio de 2010

Noites Mal Dormidas 4 – Quem dorme pouco...ou muito, pode morrer antes.

Foi publicado na revista Sleep um estudo envolvendo a Universidde de Warwick em colaboração com a Universidade de Medicina Federico 2º, em Nápoles/Itália e afirma que dormir pouco pode levar à morte prematura. O estudo analisou o padrão de sono de 1,3 milhão de pessoas em diversos países e mostrou que pessoas com menos de 6 hora de sono tem 12% mais chance de morrer e até no máximo 25 anos. Por outro lado, o estudo também sentencia que pessoas que tem um sono excessivo, acima dos padrões considerados normais, também podem ter risco de morte aumentado.
Segundo o pesquisador Jim Horne, envolvido no estudo, a pessoa que tem um padrão de sono inferior a 5 ou 6 horas, é indicativo de que algo não está bem, assim como as pessoas com mais de 8 horas de sono. Francesco Cappucio, chefe do Programa de Sono, Saúde e Sociedade da Universidade de Warwick. Afirma que dormir de 6 a 8 horas é saudável e que observar o padrão comportamental de sono é um marcador importante para se analisar fatores de risco. O ambiente doméstico e de trabalho, por exemplo, influenciam diretamente nesse padrão de comportamento e podem ser tratados.
"A sociedade moderna está vivenciando uma redução gradual na quantidade média de sono e esse padrão é mais comum entre os que trabalham em período integral, sugerindo que isto ocorre por causa de pressões da sociedade para o aumento nas horas de trabalho. Por outro lado, a deterioração de nossa saúde geralmente é acompanhada por uma extensão de nosso tempo de sono", afirma o professor Cappucio.
Já me submeti a muitos exames periódicos e não me lembro de, e alguma ocasião, a minha qualidade de sono ter sido questionada. Se estamos diante de um marcador importante, existe uma lacuna aí. Fica uma sugestão aos profissionais médicos: adicione à anamnese uma boa checada no sono do seu paciente. Provavelmente alguns mistérios estão nesse campo. O estudo é um importante indicativo nesse sentido.

2 comentários:

  1. Perguntar ao paciente como está o sono dele, como ele anda dormindo... Já ouvi isso em algum lugar, e já disse isso algumas vezes... 1 abç!

    ResponderExcluir
  2. A minha médica sempre pergunta como está o meu sono, é aquela que eu trato com acupuntura e floral...e como o meu sono deixou de ser aquela maravilha devido a fatores hormonais, estou usando medicação ortomolecular, voltei a dormir como um anjo....
    Bjs.

    ResponderExcluir