domingo, 2 de maio de 2010

Prozac e Ecstasy para o tratamento do Câncer

Um time de pesquisadores da Universidade de Birmingham, Inglaterra, está testando o uso de drogas moderadoras do apetite, anfetaminas (como Ecstasy) e antidepressivas (dentre elas, Prozac) no tratamento de alguns tipos de câncer e com resultados surpreendentes. O estudo focou 17 amostras de leucemia linfoblástica e myeloma múltiplo e mostrou que as drogas efetivamente reduziram o crescimento das células cancerosas. No caso do grupo tratado com antidepressivos, houve redução em 9 das 17 amostras, ou seja, mais de 50% dos casos e no caso dos pacientes expostos a derivados de anfetaminas, essa relação foi de 11 para 17.
Já no caso do Ecstasy, seria necessária uma dose muito alta para bloquear o crescimento das células cancerígenas, e isto poderia matar o paciente. Mas segundo o Dr. Nick Barnes, também envolvido no estudo, se um dia fosse possível quebrar a ação desta droga, talvez as propriedades anticancerígenas do Ecstasy possam ser separadas do seu efeito tóxico.
De acordo com o Pesquisador e Professor John Gordon, vários psicotrópicos atualmente usados, inclusive de forma abusiva às vezes, por razões as quais em breve saberemos, poderão ajudar na luta contra alguns tipos de câncer:
“Nós estamos muito animados que drogas como o Prozac se mostrem eficientes na eliminação desses tipos de células cancerosas, que assim como este antidepressivos, andam por toda a grande circulação”.
“Na Inglaterra são diagnosticados mais de 10.000 casos de linfoma por ano. A possibilidade de alguns desses pacientes poderem ser tratados com anti-depressivos que possuem propriedades anticencerígenas é algo verdadeiramente fantástico”, afirma o Dr. David Grant, Diretor Científico e porta voz da Leukaemia Research Fund, comemorando a novidade. Segundo ele, ainda há muito trabalho até que essa descoberta se torne realidade cotidiana, mas que é muito excitante saber que existe um caminho muito menos agressivo para tratar esse tipo de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário