Frio,
neve, tarde cinzenta, aeroporto cheio. Neve e frio nessa época, não estamos
falando em um aeroporto brasileiro. Muito frio e muita neve? Pense num aeroporto
canadense. No saguão do aeroporto de Calgary, um Papai Noel aborda os
passageiros na fila de embarque e pergunta “o que mais deseja de presente nesse
Natal?”. As pessoas “viajam” nas respostas. Tem de meias a brinquedos e TVs de
LED.
Qual
não foi a surpresa quando, ao desembarcar no destino, ao invés das bagagens, centenas
de pacotes de presentes com o nome do dono saiam pela esteira. Foi desta forma
que a WestJet, empresa aérea canadense de baixo custo, surpreendeu seus clientes
em sua campanha de Natal de 2013, chamada Milagre de Natal. Foram mobilizados
150 colaboradores e uma verdadeira operação de guerra para garantir a compra e
a entrega dos presentes saídos da lista do Papai Noel até o aeroporto de
destino, em tempo real e personalizados.
A
ação gerou um vídeo viral que conta com cerca de 20 milhões de acessos. Tendo a
acreditar que fazer aquilo que nos propomos a fazer pelo cliente, ou seja,
atendê-lo bem e dentro das suas expectativas, ainda é a fórmula do sucesso. Tem empresa por aí cujo nosso maior desejo é que a mala chegue no destino ser ter sido violada e que, da noite pro dia, não se tenha que pagar pelo banheiro a bordo. É dose.
Quando
penso já ter visto tudo em marketing, alguma empresa mostra que não. Mas só
quem faz o básico bem feito pode se dar ao luxo de “vôos mais altos”. Senão, vá
pelo que o seu cliente precisa que já está de bom tamanho. Parabéns
à WestJet. Veja o vídeo logo abaixo:
Maravilhoso! Mas nas empresas do "País das Maravilhas"(Brasil) o cliente só se "rala"!
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