sexta-feira, 23 de abril de 2010

Minha Sogra é um doce. E a sua? É um saco?

Barulho de chuva no limpador de parabrisa. Duas opções: ou o cansaço me vence ou penso rápido em algo divertido pra não fazer bobagem - não quero mais multas pra coleção, preciso de AÇÃO. Pesquei no ar: porque a implicância histórica com as sogras? Ao chegar, pesquiso e não acredito no que leio: 28 de abril é o Dia da Sogra, coincidência ou não, táva lá. Além da data, diversas menções sobre ciúmes e falta de compreensão entre noras e sogras, nutrindo a cultura popular de tensão e até aversão. A meu ver, na maioria das vezes, essa tensão soa injustificada, porque empatia é um prato que se serve completo. Se a filha (ou filho) é “a metade da laranja” e o fruto não cai lá muito longe do pé, porque a sogra não haveria de ser uma pessoa do bem? Adoro a minha Sogra e meu Sogro, talvez por isso o tema me soe muito mais folclórico do que real.
Pensava numa sogra bahiana e ria sozinho: "Filha..........deixe pô a mão........não.....
E a sogra gaúcha? Como seria? Mas capaz que tu vais ficar de agarramento na minha sala! Espera teu pai saber! Claro que é tudo exagero da oposição.
Achei outra pérola, nem no nosso famoso Dicionário Informal estava: Penterofobia (do grego πεθερά = mãe; sogra; + Φοβία = medo) – MEDO DE SOGRA (não, você não leu errado, algum celerado inventou isso - a criatura desenvolve “una fobia por la SUEGRA”) - Me poupe. Mas tem mais: A arquidiosese da cidade de Udine (Friuli/Itália), optou pela linha didática – além do Curso de noivos, oferece um curso para Sogras. Sério, o curso existe e se chama "Famílias em diálogo, como ser pais eficientes com filhos que vivem a experiência de casal". O curso de 3 dias ensina basicamente a não meter o nariz na vida do casal e a como dar uma forcinha com os netos, sem estragá-los. Segundo o padre Giuseppe Faccin, organizador do curso, de 30 a 50% das relações desfeitas tem a ver com sogros e sogras, por isso o curso assume o papel tão importante na preparação dos noivos.
Ok, fica aqui uma sensação de vazio. Não consegui contar a mim mesmo e a você a razão histórica dessa implicância com as sogras. Mas não estou sozinho e tenho aliados de peso: o escritor gaúcho Juremir Machado da Silva reclama num de seus artigos a falta no mercado de um clássico da literatura: “História Universal da Sogra”. Não é que esteja em falta, é que não escreveram. Quem vai ser o genro abnegado? Saúde às sogras (às do bem, claro)!
Um amigo me mandou esse vídeo ontem. Quanta maldade....mas até que é divertido, mesmo as sogras vão gostar, tenho certeza. Se chama "acordando a sogra com carinho".
Fontes: JC Online website , Diário de Pernambuco, Espresso D’Oeste , Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

  1. Lido e relido, em viagem à MG:

    "PRÁ VOCE QUE ACHA SUA SOGRA
    UMA JÓIA, NÓS TEMOS A CAIXINHA
    PERFEITA PARA VOCE GUARDÁ-LA"

    Gentileza: Funerária Boa Viagem.

    ResponderExcluir
  2. Cara, seus comentários são matadores! Inspirados. E gostei do seu blog, como faço pra segui-lo (um deles, o london, os demais não consegui explora-los ainda). Obrigado por estarpor aqui, venha sempre, é muito bem vindo. Ter te achado no "Uh Tererê" foi um achado precioso, Sr Condé. abraço, Daniel

    ResponderExcluir