sábado, 3 de abril de 2010

Rápidas de Páscoa 1 - Chocolate dá Espinhas?

Não. Mesmo não sendo médico, fico confortável em dar esse "não": Não há o que comprove que chocolates causem espinhas, pode pesquisar à vontade. Ao longo dos anos tenho conversado com Dermatologistas e, vez por outra, vasculhado a Internet a cata de novidades, mas nada mudou muito. O que se sabe é que a espinha é uma inflamação causada pelo aumento de produção de sebo, o que entope o canal da secreção que desemboca na superfície da pele (e forma o famoso cravo que, inflamado, evolui para espinha). As causas podem ser hormonais (por isso a pre-disposição maior na adolecência), genéticas, emocionais ou medicamentosas.
Normalmente o chocolate é associado à espinhas por talvez a garotada se entupir deles tentando compensar um estado de ansiedade ou tensão momentâneos. É uma hipótese, visto que tentar explicar alguma coisa nessa fase significa um verdadeiro triatlon educacional pra qualquer pai preocupado.
Não quero fugir do tema, mas sobre a Acne, importante reforçar que é uma doença e como tal, deve ser acompanhada e tratada por um Dermatologista, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário