terça-feira, 13 de abril de 2010

"Mão Santa Coisa Nenhuma - Mão Treinada"

Por duas vezes na vida vi o Oscar Schmidt o “Mão Santa” em ação, só que dando palestra. Não tive o privilégio de assistir em quadra e me arrependo por isso - morei no RJ justamente nos bons anos do Oscar no Flamengo. Me pergunto onde estava minha cabeça de ter deixado passar isso, mas passou.
Sobre a vida do Oscar e suas realizações, a internet está abarrotada de tudo, seria chover no molhado, não vou me ater aqui. Como fez no basquete, Oscar faz bonito com o microfone e no domínio da audiência – imagino o que é ter que domar 500, 1000 pessoas gritando “Oscaar, cadê você, eu vim aqui só pra te ver” enquanto você tenta evoluir num tema, conduzir um raciocínio, ainda que seja falar de sua própria história. Não que tudo o que ele fez pelo basquete mundial, pelo Brasil e por ele mesmo, não fosse suficiente para fazer parar o último suspiro de quem esteve lá. Contar uma história é um dom, prender as pessoas é outro – muitos palestrantes fazem isso com o pé nas costas. Mas em quantos casos a história faz o palestrante? E Oscar conta tudo com uma espontaneidade quase infantil, chora vendo os vídeos que narra pela enézima vez, esbraveja, xinga e se recompõe, possuído por um enorme senso de humor e propriedade. É autêntico em cada referência que faz da sua trajetória. Mesmo quando fala de pais, filhos e esposa, não recorre ao chororô melodramático, mas as pessoas choram, porque é autêntico.
"Lutei, treinei, fui e sou bom pra caramba. Posso não ter sido o melhor jogador de basquete do mundo, mas certamente fui o que mais treinei pra isso, assim como estou me preparando para ser o melhor palestrante em atividade".
A afirmativa do próprio Oscar poderia soar arrogante se não fosse um detalhe: O CARA está coberto de razão e de paixão. Saúde ao Oscar Daniel Bezerra Schmidt hoje e Sempre.

Um comentário:

  1. Dani,

    Estava com você na primeira vez da palestra. Se já foi excelente naquela época, imagina então agora que ele amadureceu como palestrante!

    ResponderExcluir