quinta-feira, 29 de abril de 2010

"ANALOTÁFORA"

Metáfora - é o uso de uma palavra ou ação em sentido figurado (um tropo linguístico – em grego, quer dizer “desvio”), transferindo o significado de uma coisa ou idéia para outra imagem (em Semiótica, segundo Lígia Cabus Nascimento, é justamente a transferência de significado).
Analogia – É a relação de semelhança estabelecida entre objetos e idéias diferentes, bem como a investigação do porque destas semelhanças (Dicionário Priberam).
ANALOTÁFORA– é a relação de semelhança entre idéias diferentes, com o objetivo de estabelecer transferência de significado, vinculando uma coisa e seu significado próprio para outra imagem! (Neologismo - Daniel Souza).
Ok, lindos conceitos da vida viajandona, um "daikiri", o sumo da gênese criativa (me poupe...). Vejam o filme abaixo e não precisa dizer mais nada. Aflição, foi o que eu senti. No dia a dia, fazemos isso o tempo todo em pequenas atitudes. Tem dúvida? Então use a ANALOTÁFORA e, com um mínimo esforço, você vai ver. Grande amigo Paulo Guido Araujo, obrigado por fornecer o vídeo. Saúde!

2 comentários: