sábado, 24 de abril de 2010

Sobre Raquetes e Livros

Cheguei eufórico pra minha aula de Squash. Tinha ficado muito tempo sem jogar, entrei em quadra aquecido, mas 10 minutos atrasado. Encontro o professor Julio Berlin no seu posto:
– O blog está muito bom, tenho lido no final de semana.
Antecipei pra ele as novidades enquanto esquentava a bolinha:
– Obrigado! E você sabia que dia 28 de abril é o dia da Sogra? Escrevi sobre isso ontem. Professor, o Dia da Sogra existe, você acredita?
Devolvi a bolinha a ele, que me ouvia e me fixava aquele olhar professoral sereno enquanto trocávamos uma paralela. Era o olhar do matador:
- Pois ontem foi o Dia do Livro. Você não vai escrever sobre isso? Em 1616, neste mesmo dia, Cervantes e Shakespeare faleceram, um na Inglaterra e outro na Espanha, exatamente no mesmo dia e no mesmo ano”.
Não preciso dizer que fiquei a aula inteira, entre uma paralela e uma bola cruzada, tentando conectar Dom Quixote e seus Moinhos com a história do Squash ou coisa que o valha (e prometi ao Julio que ainda vou pensar nisso). Deve haver alguma saga escondida aí. Não me surpreende meu professor conhecer a historia de Cervantes, Dom Quixote ou o Dia do Livro, não me entenda mal, muito pelo contrário. O Julio é um expoente por excelência, ensinar é a vocação dele em quadra e sua sabedoria, de longe, não se restringe ao squash. Me surpreende é a chance do inusitado - não saí daquela aula do jeito que entrei, sempre entro sem a menor idéia de como vou sair da quadra e isso me transforma, me faz uma pessoa melhor a cada aula, cada jogo. Às vezes entro soberbo e saio derrotado. No fim das contas, aprender é como um copo que nunca enche.
Cervantes e Shakespeare morream juntos (ou quase: como o calendário Gregoriano só foi adotado na Inglaterra em 1751, Shakespeare teria morrido, na verdade, 10 dias depois de Miguel de Cervantes), inauguraram o Dia do Livro e nunca se conheceram pessoalmente (nada encontrei que comprove tal fato, se encontrar, desdigo). Mas me foram apresentados, lado a lado, dentro de uma quadra de Squash (e não na aula de Literatura ou no curso pré vestibular). Obrigado Julio. Quer forma mais privilegiada de passar pelo Dia do Livro?
E antes que eu me esqueça Julio, o cavalo de Dom Quixote se chama mesmo Rocinante (que quer dizer Cavalo Fraco, pangaré). Saúde ao Squash, a Shakespeare e Cervantes!
fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário