quinta-feira, 22 de abril de 2010

C.K. Prahalad (1941-2010) - Este homem inspirou a pensar o futuro

O Marketing e a Estratégia dos últimos 100 anos não teriam existido tal qual os conhecemos se não fosse a orientação quase espiritual de gente como Peter Drucker, Philip Kotler, Peter Senge (este, sob a perspectiva do aprendizado organizacional), pra citar apenas alguns. Pois essa semana o mundo dos mapas estratégicos perdeu outra super cabeça visionária – C. K. Prahalad. As iniciais são do nome quase impronunciável desse indiano, grife pesadíssima quando o tema é pensar o futuro das organizações e suas relações com o mercado. Considerado um dos 50 maiores pensadores e influenciadores do management no mundo, foi ele o primeiro a falar em as empresas olharem mais para suas competências essenciais do que apenas para seu portfólio de produtos, ou a necessidade de olhar as próximas práticas ao invés das melhores práticas (focando assim o futuro e não o “hoje” apenas).
Quem leu “Competindo pelo o Futuro” (C.K. Prahalad & Gery Humel) deve lembrar da sentença perturbadora: “Quando se trata de criar o futuro, um inocente de olhos bem abertos pode valer mais do que dez sofisticados planejadores de cenários”. Prahalad defendia que as empresas deveriam parar de tentar brigar pelo futuro nos mercados existentes e, a partir da definição clara das competências excenciais em seu DNA, criar seu próprio mercado pela via da inovação.
Palestrante renomado e professor na Universidade de Michigan morreu dia 19 de abril de 2010, aos 69 anos de uma virose cuja causa não foi identificada. Mas deixou um legado enorme para Executivos dispostos a sair da mesmice e criar sua própria onda para surfar (ao invés de se deixar tragar por tsunamis). Conhecer Prahalad e dedicar um tempo aos seus livros será sempre uma homenagem justa.
Fontes: HSM website, livro “Competindo pelo Futuro” (ed. Campus/1997), wikipedia, enciclopédia livre & Michigan in the News website

3 comentários:

  1. Daniel, realmente estamos em tempos de repensar o futuro. O que eu noto é que a maioria das empresas ainda pensam muito os próprios produtos e não focam o autoconhecimento que é essencial nos tempos atuais e a própria renovação, cade vez mais necessária.
    Acredito também que o autoconhecimento e renovação são fundamentais para o ser humano e este está diretamente ligado a empresa, portanto, ambos são importantes no conceito de se reinventarem e buscar alternativas que os diferenciem.

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  2. O Profº C. K. Prahalad realmente inspirou a todos, principalmente os amantes da gestão, a pensar o futuro com uma visão clara e objetiva. É um perda para o Universo e para a Ciência. Fausto de Bessa Braga, MSc, MBA

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  3. Treinamento e Fauto, perdeu-se realmente um grande aliado contra a miopia organizacional. Em tempos de arroxo, essa miopia causa crises de desespero e faz empresas sucumbirem à insanidade. Em tempos de céu de brigadeiro, fazem as organizações passarem mais distantes da reinvenção do negócio. Uma pena. Daniel

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