terça-feira, 6 de abril de 2010

"Uh, Tererê!" e Manteiga Aviação (!?)

Tanto fiz, tanto fiz, que achei mais uma expressão brasileira tão usada e tão estranha. "Uh! Tererê!" Estava procurando na verdade outros termos, mas o Dicionário Informal é um mundo impressionante. Tropecei nisso. Uh! Tererê!
Segundo um Sr. chamado Steagall-Condé, do Paraná (vou mencionar o autor, para não apanhar depois, afinal dai a Cesar o que é de Cesar), Uh! Tererê!, quer dizer:
“Corruptela de cariocas ignorantes, vindo do original em inglês "WHOOMP! THERE IT IS!", grito-de-guerra mais comum no basketball e que depois, também foi adotado pelas torcidas de american football. Literalmente, significaria algo como: "AH!, É ISSO AÍ!" "-Uh! tererê! Uh!, Thererê!, Uh!, Tererê!"( Whoomp! There it is!).
Com licença, mas....porque “Cariocas Ignorantes”? Subo no tamanco toda vez que tentam jogar a criatividade e a competência rítmica do brazuca na vala da ignorância. A gente brinca com a fonética, desconstruímos e desequilibramos métricas e rimas com uma enorme cara de pau semântica - aliás o brasileiro é bicho semântico por natureza. Nosso idioma é dificílimo e ainda conseguimos criar, dar um olé em cima dele. Ignorante o quê? Vai tentar explicar pra um americano o que significa uma sinédoque (agora, ferrou...), por exemplo: "A única Aviação que dá certo no país é a da manteiga" (será que todo mundo conhece a maravilhosa manteiga Aviação??). Duplo sentido é com a gente mesmo...inventamos isso.
Me diga, Sr. Condé, um único exemplo de um povo que consiga criar um grito de guerra apenas a partir do som de um, sei lá, pretenso “anglicismo”, dando a ele a sonoridade de um expressão indígena?? Eu achava que “Uh! Tererê!" Era um índio poderoso, morto por Bandeirantes desbravadores. Cheguei a suspeitar que fosse parte de uma lenda de Monteiro Lobato (Pedrinho e Narizinho nas Terras do "Uh! Tererê!"). Que povo faz isso no mundo? Um sonoro "Uh! Tererê!" Pra Você!

6 comentários:

  1. E como já dizia um sábio: "A ingnorança astravanca o pogresso"
    De um povo (nem tão) "heróico o brado retumbante", mas que ri da própria desgraça e ignorância...

    ResponderExcluir
  2. HEHEHEH, Uh Tererê procè também... ;)

    Mas voce entendeu o chiste.

    Só duma vala comum, o epíteto grassaria, convenhamos, alegre escumalha, bradando seja lá o que for, como bons primatas, de resto símios imitadores.

    Que justiça teria, informar à Terrae Brazilis, que "OLHA, UH, TERERÊ! FOI RE-INVENTADO POR CARIOCAS GENIAS, QUE NUMA PARTIDA DE FOOTBAL, ELES..."

    Vejo só miséria, na miséria.

    Quem vê luxo, é intelectual, mas toda regra?

    O Sr. Condé vai alterar a postagem no http://londoncallingz.blogspot.com

    de: "CARIOCAS IGNORANTES",
    para: "CARIOCAS CRIATIVOS".

    Como convémm, ao Marketing, çéiirtu, mânu?.

    ResponderExcluir
  3. Condé, obrigado por você comentar o post. Show de bola.
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Eu é quem agraadeço, pela sua citação, com créditos, coisa rara, em se tratando de internet...

    ResponderExcluir
  5. Gostei, primeiro do tapa de luva e depois do "téte-à-téte". É isso aí... como diz Seu Jorge...

    ResponderExcluir