quinta-feira, 1 de abril de 2010

2012 - O Mundo Não Vai Acabar. Não Mesmo.

Você já viu 2012? Não vou dizer para não perder tempo, porque quando peguei na locadora não criei grandes expectativas. Mas pra quem já fez Independence Day, aquele com Bill Pullman na pele do Presidente Americano piloto e canastrão, desta vez o diretor Roland Emmerich jogou bem baixo. O filme é uma sucessão de cenas aonde o fim do mundo vem em forma de um Nintendo Wii gigantesco e John Cusack corre de um lado pra outro. Desvia de prédios caindo, crateras abrindo, decola com aviões sendo perseguidos por rachaduras gigantescas, esses absurdos. Cusack, sempre atrasado, dava um bom coelho em Alice, com Johnny Depp. Seria perfeito.
E, claro, o epicentro é sempre Los Angeles, depois Las Vegas, Washington e assim vai. O desabamento do Cristo no RJ e a cena da queda da Capela Cistina até convencem, mas realismo não é o forte do filme mesmo. A trama, inverossímil, se enrosca na busca de um lugar nas arcas super tecnológicas construídas para abrigar ricos que pagaram 1 bilhão de euros pra fugir do cataclismo e reabitar a terra. Mas...pagar pra quem e porque? O mundo não vai se acabar? O filme é cheio de clichês baratos e cansativos (pai fracassado vira herói e recupera família, gangster rico com namorada burra e amante que morre no final, presidente americano com crise de consciência que quer salvar o mundo e muitos outros). Girafas e elefantes voando de helicóptero, a Rainha-mãe embarcando na arca (juro que pensei ter visto um membro da família Sarney correndo para embarcar, decerto para perpetuar a raça).

Um Dia Depois do Amanhã, Guerra dos Mundos e até Armageddon, filmes realizados entre 5 e 10 anos, dão um banho. Parece que sobre ETs e o fim do mundo não existe muito mais o que dizer, apesar de ter um monte de gente disposta a pagar pra ver – segundo o IMDB, 2012 ficou em 30º. lugar na lista dos 100 filmes mais vistos da história do cinema (a frente de coisas muito boas como Matrix Reloaded, Crônicas de Nárnia e ET, o Extra-Terrestre. Vai entender. Mas estou tranqüilo. Sem qualquer pretensão séria, era pra ser boa diversão - não foi. Se depender de Emmerich, o mundo não vai definitivamente acabar.
fontes: IMDB website, Omelete website, wikipedia - enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário