sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cuidado com o "Coelhinho"

Estamos na Páscoa. Para os cristãos, Cristo ressuscitou, pra criançada, caçar ovos debaixo de coisas. Pros pais, dia de não fazer nada, dia da preguiça, feriado do bacalhau mas cuidado. Se der aquela vontade de sair por aí entoando a plenos pulmões “De Olhos Vermelhos, de Pêlo branquinho...”, você pode ter que morrer numa nota preta. Pra quem não sabe, a música “Coelhinho”, não pertence ao cancioneiro popular, tem dono. A professora Duhília Madeira, carioca, assistente de regência do Maestro Villa Lobos, compôs a música em 1944. Falecida em 2003, a professora deixou um tesouro para os descendentes, uma vez que uma composição só cai no domínio público 70 anos após a morte do compositor.

Direitos autorais no Brasil são mesmo obra de ficção. Lembrei de um filme do Hugh Grant, “About a boy” (2002) sobre um cara que não trabalhava e levava uma vida de playboy, à custa de uma única música de Natal deixada pelo pai, um sucesso estrondoso, algo como "Coelhinho" da Professora Duhília. Desde os anos 80, não têm sido poucas as situações em que a família Madeira têm batalhado pelo recebimento dos royalties de “Coelhinho”. Um exemplo? A Globo lançou em 2002 Xuxa Só para Baixinhos – o disco (que vinha até com DVD) arrebentou, ganhou Grammy Latino e tudo mais - lá estava "Coelhinho" e nada sobre a Profa. Duhília. Uma ação e um acordo entre a família e a Som Livre garantiram o tratamento da professora (vítima de dois derrames) em seus últimos anos de vida.
Christina Madeira, filha da professora Duhília, planeja varrer a internet na busca de usos indevidos. Pensei no potencial do Youtube, me deu uma coceira. Fui lá fazer as contas, usando as seguintes tags: “coelhinho” (2510) + “de olhos vermelhos e pelo branquinho” (43) + “páscoa” (5360) + “apresentação de páscoa” (770) = 8683 menções a tudo onde possa haver “Coelhinho” (pesquisinha básica, com tags mínimos e sem o mínimo de critério).

Fiquei inspirado:
“De ternos Armani, de bolso cheinho, andando de Porche, sou Mr. Coelhinho...” - Christina Madeira, parabéns. Boa Páscoa! Saúde.

Fonte: revista Piauí/jan 2010, wikipédia, enciclopédia livre, IMDB website e Youtube

4 comentários:

  1. Se essa paródia tivesse mais slguns versos, a Christina Madeira viria trás de vc também! 1 abç!

    ResponderExcluir
  2. espero que ela perceba como um empurrão à causa na defesa da porfessora Duhilia! abraço

    ResponderExcluir
  3. E eu me matando de trabalhar...
    Só de raiva vou cantar a música do coelhinho sem pagar!

    ResponderExcluir
  4. E eu me matando de trabalhar....
    Só de raiva vou cantar a música do coelhinho sem pagar!

    ResponderExcluir