terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma Vacina anti-HIV

Pelos números das Nações Unidas, cerca de 33 milhões de infectados pelo HIV (dados de 2007). Ao mesmo tempo, morreram 2 milhões de pessoas e outros 2,7 milhões foram infectadas. Nesse contexto, descobrir uma vacina anti-HIV tem sido um tema desafiador na mesa dos cientistas. Já foram testadas mais de 100 vacinas desde 1987, mas sem avanços significantes até a última novidade: Um grupo de cientistas americanos descobriu um par de anticorpos extremamente potentes, criando uma possibilidade real de se ter uma vacina contra o HIV. A descoberta foi anunciada num estudo no Jornal Science recentemente como o primeiro desse tipo em mais de 10 anos de busca. De hoje até se ter a vacina, o trabalho é longo. Falta descobrir como esses anticorpos se aderem ao HIV e como isso pode servir de base para a vacina. A partir daí, é possível fazer estudos em animais e humanos.
O U.S. National Institutes of Health, instituição que mais pesquisa uma vacina anti HIV, tem instigado novas abordagens, por exemplo, forçando os cientistas a olharem mais profundamente para a estrutura do HIV e identificar fragilidades que possam ser melhor observadas.
"Nós decidimos mudar o direcionamento, fazendo perguntas básicas sobre o virus,”, diz Anthony Fauci, diretor do National Institute of Allergy and Infectious Diseases, uma parte do NHI. “Essa recente descoberta”, completa, “é resultado desse direcionamento”.
Os anticorpos mais recentemente isolados (foto digital) foram de um homem africano, local onde existem altas taxas de infecção e onde a vacina é absurdamente necessária e aguardada. Os dois anticorpos são dez vezes mas potentes que os descobertos até então. “Mas”, o Dr Burton alerta, “não quer dizer que essa força se traduza em proteção para humanos”. Ok, para se fazer uma longa caminhada, há de se começar com um grande passo e, ao que parece, este foi dado.

Um comentário:

  1. Dani,

    Corrija: "cientistas amerICanos".

    Veja também o link, falta uma letra: "U.S. National InStitutes of Health".

    E vc pode colocar no português mesmo: "...Anthony Fauci, diretor do..."

    1 abç!

    ResponderExcluir