quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pai, como se dança um xaxado?? (lendas urbanas)

-Seu delegado, sou Moacir Barbosa Sereno e nunca, nunquinha, nada vai fazê com que eu deixe de mostrar pro meu moleque como se dança um xaxado arretado. Não era o que ele queria? Pronto!
Suspiro longo, o delegado olhava Moacir com uma ponta de admiração e curiosidade:
- Pois é Moacir, me conte que confusão é essa que você armou na Av. Tiradentes, em pleno centro de São Paulo.
E Moacir desandou a relatar, a delegacia inteira ouvia. Era intenso, recifense da gota, apaixonado, carregava na narrativa. Ele ia pela Av.Tiradentes com o filho menor, Tadeuzinho. O engarrafamento ardia e o fuscão velho 73 fervia, branquinho que só, perverso e barulhento. Mais alto que aquele motor era Dominguinhos (foto) no CD.
Fumo de rolo, arreio de cangaia, Eu vim pra vender, quem quer comprar?
Naquele arranca e para, arranca e para, era Tadeuzinho, 6 aninhos a cutucar os nervos de Moacir do banco de trás:
-Pai! Como se dança um xaxado? Como é que é, pai?
- Dançando filho, olhe esse de Dominguinhos, olhe que ótimo.
Pé de moleque, alecrim, canela, Moleque sai daqui, me deixa eu trabalhar...
- Mas pai, como é que se dança um xaxado, pai? Como é?
O arranca e para, era ônibus cortando tudo, empapuçando, apertando até o vendedor de Suflair qual ratazana no meio dos carros.
- Pai, mas eu queria muito saber. Como que se dança o xaxado?
Foi a conta. Moacir atravessou o fuscão de lado, deu de mão no freio, levantou o Dominguinhos no volume máximo e abriu a porta. O rádio, a toda, chorava:
Tinha uma vendinha no canto da rua Onde o mangaieiro ia se animar...
Ninguém acreditou na cena. O fusca branco atravessado na Tiradentes, meio da rua, bem embaixo do Viaduto do Chá, desafiando a confusão. E Moacir de porta aberta arrastado um pé depois do outro e gritava: - E aí Tadeuzinho, é assim meu filho! É assim que se arreta um xaxado! Pé direito pra...cá, três vezes, pé esquerdo...
Moacir estava em transe e não viu 4 policiais militares vindo. Tava armada a confusão de buzinas. Gente empurrando, gritando, cobrador de ônibus xingando Moacir, meio corpo pra fora da janela do coletivo: - Cabra da Moléstia, isso é hora de dançar, homem??
Um dos PMs tentou amenizar: - Tire seu carro do meio do furdunço, não é hora de arrastá as chinela, mano, olha a confusão aí atrás, carro pra todo lado.
Moacir, naquele saracoteio frenético e diante dos olhinhos extasiados de Tadeuzinho, tascou:
-Nunca, nunquinha seu guarda, nada vai impedir que eu mostre pro meu moleque como se dança um xaxado arretado. Não to preso mesmo?? Pronto!
Tem um sanfoneiro no canto da rua fazendo floreio pra gente dançar,
Tem o Zefa de Porcina fazendo renda
E o ronco do fole sem parar...

Um comentário:

  1. Dani, tô de volta!

    O título é "...como Se dança...".

    Corrija: buZinas, Xingando, eXtasiados.

    1 abç, Alex.

    ResponderExcluir