domingo, 4 de julho de 2010

Os Mistérios que envolvem o efeito Placebo

Placebo em latim, significa “algo para agradar” – O Dr. Tor Wagner, professor de psicologia na Universidade do Colorado, desenvolve estudos sobre Efeito Placebo, um tema controverso - Isso porque estudá-lo significa mexer com aspectos e fatores emocionais diretamente relacionados à saúde das pessoas e neste caso, ainda não existem respostas para muitas perguntas. E também porque pertencemos à uma cultura halopata, onde “aquilo que não tem efeito”, não pode curar. Mas estamos falando de qual efeito afinal?
A expressão “agradar”, mencionada anteriormente, não exclui o fato de haver também um benefício real do placebo com pacientes, tanto que pesquias apontam que 96% dos médicos acadêmicos nos EUA acreditam no seu efeito. A utilização dos placebos em estudos clínicos randomizados mostra nitidamente que existe uma resposta diferenciada e comparável. Mas porque alguns asmáticos e depressivos, por exemplo, reagem melhor ao uso de placebos do que outros pacientes? Não se sabe ainda e esse tem sido um grande desafio para cientistas obstinados como o Dr. Wagner.
O fato é que desconsiderar a presença do efeito placebo no arsenal terapêutico disponível seria o mesmo que duvidar do efeito benéfico da simples interação do médico com seu paciente como um recurso terapêutico. Tema bom pra continuarmos desenvolvendo mais adiante....
fontes: International Journal of Psychiatry in Clinical Practice (2006) e Folha Online - Eric Vance, NY Times - jul/2010)

2 comentários:

  1. Dani,

    Esta frase está sem sentido: "...controverso: O. Isso porque estudá-lo...". E lembrando que depois de ":" a frase continua com minúsculas.

    Não possuem acento: "pErtencemos" e "cientIstas".

    E o correto é "arSenal".

    1 abç, Alex.

    ResponderExcluir
  2. Dani,

    Esta frase está sem sentido: "...tema controverso: O. Isso porque...".

    "PErtencemos" e "cientIstas" não têm acento.

    1 abç!

    ResponderExcluir