sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

“Já aprendi tudo, agora é só pôr em prática que a coisa vai”

Eu vejo vários caras da minha geração que não dizem isso abertamente, mas se desse pra colocar um daqueles balõezinhos de estórias em quadrinho (aquela núvem de "estar pernsando"), tenho a impressão de que seria exatamente isso que eu leria: “já aprendi tudo, sou o cara”. É uma pena. Pena porque na real, aprender dá prazer e não tédio. Aprender é assumir uma sede infinita e não uma ignorância imatura. Estar sempre de ouvidos abertos é ter o coração sereno e não angustiado. A arrogância sim é um verniz de perna curta (e não a dúvida). Um sábio amigo meu um dia disse: “quando você realmente quizer passar credibilidade, diga um sonoro NÃO SEI. Todos vão te respeitar ainda mais.” Num mondo cane de respostas prontas e de comportamento previsível, tempo pra pensar é chique. Mas não o chique estético e sim o da honestidade, o legítimo, aquele que resolve, na hora certa. Quero dizer muitos desses “NÃO SEI” porque desejo que as pessoas tenham prazer em me ensinar algo todos os dias. E assim vamos trocando. Tenho mais de 40 anos e me sinto um “taxi de frota” – novinho mas bem rodado, motor tinindo, molas e freios na medida. E com muita sede de aprender coisas novas. Sigo acreditando naquela máxima antiga de que o que move todas as coisas não são somente respostas, mas sim (e principalmente) as perguntas.
Ah, já ia me esquecendo, hoje fiz 41 anos e sigo aprendendo. Obrigado aos amigos, que me crivaram de mensagens, mails, telefonemas. Eles são parte absurdamente grande disso tudo.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu aniversário e postura de eterno aprendiz, que certamente realiza.
    Ler você faz bem, então vou me tornar seguidor do seu blog.
    Aliás, "Se Espirrar, Saúde", é uma sacada inteligente e hilária.

    ResponderExcluir
  2. Roberto, obrigado pelas palavras! Tê-lo como seguidor só aumenta minha responsabilidade com a qualidade do que postar aqui. Mais uma vez muito obrigado. Daniel

    ResponderExcluir