sábado, 6 de fevereiro de 2010

Noites mal dormidas - Quem é afinal o Vilão?

Ninguém merece uma noite mal dormida. Mau humor, sonolência, irritabilidade, cansaço são só alguns dos sintomas dos quais só quem já passou por uma insônia ou coisa parecida sabe o que é. Dormir mal pode ser resultado atribuído à diversas doenças do sono (não, não se trata da mosca tse-tsé). Vamos falar um pouco disso - é uma homenagem solidária a quem, como eu, persegue a disciplina do dormir bem (nem sempre dá certo, mas a gente tenta).
No Brasil do século 19, circulavam charges maldosas satirizando o então Imperador Dom Pedro II. Homem finíssimo e formal, caía em desgraça quando pegavam o coitado cochilando em intermináveis cerimônias públicas. Pobre Dom Pedro – fazia a festa dos chargistas, com os olhos pesados e a boca caída. Na verdade, é muito provável que Dom Pedro sofresse de Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono, uma das doenças do sono mais importantes e mais comuns do que se pensa (mas só foi formalmente identificado como tal, no início do século XX). Nos EUA, por exemplo, 4% dos homens e 2% das mulheres tem a doença. As vias aéreas superiores ficam obstruídas enquanto a pessoa dorme, causando momentos de apnéia e, com isso, despertares noturnos, noites mal dormidas. O que explica o estado de sonolência constante destas pessoas durante o dia – taí o desespero do Imperador (passar o dia com sono deve ser enlouquecedor pra qualquer mortal). As causas são várias, tais como: história familiar, obesidade (Dom Pedro era obeso), aumento da circunferência cervical, aumento da relação cintura-quadril (olha o rei gordinho aí de novo), hipotireoidismo, diabetes (O imperador era diabético), acromegalia, insuficiência renal crônica, gravidez e roncos (olha a foto ao lado aí ó...), e por aí vai.
O estudo a qual foi identificada a provável doença do Imperador Don Pedro foi realizado por pesquisadores da USP e UFRJ liderados por Rubens Reimão (USP), Marleide da Mota Gomes e Péricles Maranhão-Filho (UFRJ). Bem, pelo menos redimiu-se o nosso Imperador....
Em breve: as doenças do sono pode sim atrapalhar sua carreira! Não perca nem boceje, ACORDE! (piadinha).
Fontes: Administradores website, Arquivos brasileiros de Cardiologia, UOL Notícias e Wikipédia, a Encilcopédia Livre.

2 comentários:

  1. Cara, tô com essa parada de acromegalia... Por incrença que parível meu pé passou de 41 para 42 de 1 ano pra cá. Tive que comprar tenis e sapatos novos...

    ResponderExcluir
  2. é bom investigar, pra ver se os demais sintomas batem com o diagnóstico. Veja um especialista no assunto. Eu começaria por um endocrinologista, para investigar alterações metabólicas e hormonais.

    ResponderExcluir