sábado, 20 de fevereiro de 2010

CineMaterna - que tal levar seu bebê ao cinema?


CineMaterna – guarde esse nome. Um projeto original idealizado por uma mãe original: mães e seus bebês indo a sessões de cinema. Peraí!!! E se eles chorarem? O som não é alto demais? O filme não é violento demais? Pois é, me fiz as mesmas perguntas quando soube dessa ONG. Irene Nagashima, Diretora do CineMaterna, nos conta tudo sobre esta idéia:

SE,S! - Irene, conte um pouco da sua história profissional:
Irene - Sou administradora de formação e trabalhei por 10 anos em empresas na área de marketing. Quando meu filho nasceu, trabalhava como consultora em treinamento de RH, havia cinco anos. Com seu nascimento, minhas prioridades mudaram, diminuí o ritmo.

SE,S! -
Como o CineMaterna surgiu na sua vida? Como nasceu a idéia?
Irene - O CineMaterna surgiu sem querer. Eu e um grupo de mães resolvemos ir ao cinema com nossos bebês, a partir de uma queixa minha de mãe e cinéfila que não conseguia mais ir ao cinema. Na primeira vez que fomos, tínhamos receio de sermos barradas. Fomos sem avisar o pessoal do cinema. Depois da sessão, fomos tomar um café e bater-papo. Deu tudo tão certo que resolvemos fazer disso nosso programa semanal. Seis meses depois, decidi, junto com duas mães, começar a iniciativa oficialmente, com divulgação, site, estrutura para receber os bebês na sala de cinema. Acabei largando meu trabalho como consultora para me dedicar integralmente ao projeto.

SE,S! - Qual a diferença das sessões CineMaterna em relação às sessões regulares de cinema?
Irene - As sessões são especiais porque têm luzes acesas que permitam que as mães caminhem pela sala, o som é mais baixo, tem trocadores na sala, o ar condicionado não é tão frio, há tapete EVA para os bebês que querem ficar no chão e uma equipe do CineMaterna para receber e ajudar as mães no que for preciso.

SE,S! -
Há limite de idade do bebê? Por quê?
Irene - CineMaterna é uma sessão de cinema amigável para mães com bebês de até 18 meses. Cada criança desenvolve-se de maneira particular, mas percebemos que por volta dos 18 meses, os bebês não querem mais ficar na sala de cinema: querem caminhar, conversar e correr. Além disso, os filmes que assistimos são para público adulto – não sabemos como uma criança maior compreende o que vê. Fazemos sessões especiais para famílias com crianças maiores em lançamentos de filmes infantis (férias escolares, por exemplo).

SE,S! -
Como funciona a definição das salas, a estrutura fornecida ao cinema, horários, etc.
Irene – Temos parceria com duas redes de cinema – Unibanco Arteplex/Espaço Unibanco e Cinemark – utilizamos suas salas, prioritamente, a cada cidade que decidimos ir, segundo diversos critérios: pedido do público, PIB, movimento cultural, interesse do patrocinador. A estrutura (trocadores, fraldas, tapetes, divulgação) é fornecida pelo CineMaterna, bancada pelo patrocinador (Natura Mamãe e Bebê). Utilizamos horários e dias de baixo movimento (14h, de terça a quinta). Em uma das redes, utilizamos uma sessão mais cedo (11h) aos sábados, para mães que voltaram da licença-maternidade.

SE,S! - Como escolher o teor de um filme, tendo em vista que a presença de crianças muito pequenas (tipo, cenas de violência ou um filme mais depressivo). É possível equacionar essa coisa do conteúdo?
Irene - Selecionamos para as enquetes filmes que não contenham excesso de violência ou suspense e excluímos os filmes de terror. E temos a assessoria de um crítico de cinema,
Christian Petermann, que nos antecipa se o perfil do filme é adequado ou não.

SE,S! - Quais os principais benefícios do CineMaterna para mães e bebês?
Irene - O principal objetivo é permitir às mães retomarem sua vida social e cultural, sem abrir mão da companhia do seu bebê. A maioria das mães enfrenta um isolamento após o nascimento de um filho, justamente no momento em que ela quer trocar experiências, conversar sobre a maternidade, tirar dúvidas. Ao mesmo tempo em que é um momento maravilhoso ter um filho, há muitas dúvidas, angústias e medos - conhecer outras pessoas na mesma situação faz com que elas sintam-se "normais". CineMaterna propicia, além do retorno à vida cultural, esssa troca de experiências, tornando-se um grupo de apoio informal.

SE,S! - Se um grupo de mães quiser ter o CineMaterna em sua cidade, como proceder?
Irene - Através do e-mail novocinema@cinematerna.org.br, estudaremos a possibilidade.

SE,S! - O CineMaterna está de site novo. Fale um pouco disso, potencialidades, novidades, perspectivas, facilidades, etc.
Irene - Nossa forma de comunicação com o público é pelo site www.cinematerna.org.br. É nele que o público se cadastra, vota nos filmes, vê a programação, encontra fotos, conhece nosso código de convivência, tira dúvidas. O conteúdo não mudou, mas o site novo ficou mais funcional e muito mais bonito. Ainda estamos em fase de ajustes, há muitos detalhes em mudança. O maior ganho foi poder fazer um e-mail segmentado por cidade, ou seja, cada um recebe notícias apenas da rede que freqüenta. Depois, queremos aperfeiçoar mais nossa comunicação, ter mais funções, permitir mais interatividade.

Semana que vêm, teremos a parte II desse super bate-papo com Irene, cheio de novidades sobre o CineMaterna. Visite o site e descubra um mundo de informações muito legais – a sua família (e seu bebê) agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário