domingo, 28 de fevereiro de 2010

CineMaterna – levando seu bebê ao Cinema (parte II)!

E aí? Gostou da primeira parte do nosso papo com Irene Nagashima, Diretora do CineMaterna? Já foi no site para ver a programação? Pois confira abaixo a II parte desse ótimo bate-papo (a parte I, postamos no dia 20 de fevereiro) e dê esse privilégio para seu bebê!

SE,S! - Como é feita a escolha dos filmes e comunicada aos interessados?
Irene - Temos um cadastro de mães (e pais), com quem nos comunicamos semanalmente avisando das enquetes abertas e da programação da semana seguinte. Os filmes são escolhidos pelas mães 10 dias antes das sessões. Nós comunicamos aos cinemas dos filmes escolhidos, entre aqueles da programação regular. O site www.cinematerna.org.br é nosso principal meio de comunicação com o público.


SE,S! – E os papais vão? Como é isso de pai freqüentar? Como é comunicar-se com eles?

Irene - Sim, vão nas sessões aos sábados, quando o mais comum é ver a família completa. Alguns aparecem durante a semana, ou por estarem em férias, ou porque trabalham em horário alternativo. A relação de um pai com seu bebê é muito especial e diferente da relação materna. Os pais que aparecem nas sessões são “descolados”, trocam fralda, acalentam o bebê, fazem dormir. São verdadeiros heróis. Há histórias com eles em nosso blog (www.cinematerna.blogspot.com). Há pais cadastrados, mas normalmente, é a mãe que agita o programa. Se bem que já tivemos pais que foram sozinhos com o bebê, sem a mãe. Não é necessário ser cadastrado para ir ao CineMaterna

SE,S! - Não há muito choro durante as sessões?
Irene - Por incrível que pareça, não é tanto quanto se imagina. Claro que há momentos de “sinfonia”, em que vários choram ao mesmo tempo. Mas a maior parte do tempo é muito tranqüilo e silencioso. Tanto que sempre tem alguém de público regular, sem bebê, que fica para a sessão e sai surpreso. Temos um código de convivência que sugere que as mães saiam da sala para acalmar um bebê “em crise”.

SE,S! - Hoje são quantos cadastrados e qual o % de fidelizados ao CineMaterna?
Irene - São quase 10 mil cadastros. É difícil dizer quantas pessoas efetivamente vão ao CineMaterna, pois não possível um registro neste sentido. Mas contabilizamos o público de cada sessão e sabemos que já tivemos mais de 8 mil adultos e 5 mil bebês em nossas sessões.

SE,S! Hoje, você tem voluntárias em 9 cidades. Conte como isso funciona, como é a gestão destas pessoas?
Irene - Em cada cidade temos de quatro a cinco pessoas, sendo que trabalham duas a cada sessão. Temos uma coordenadora geral em cada cidade, que é a responsável pela equipe e monta as escalas de trabalho. Todas são mães e voluntárias do projeto, pagamos uma ajuda de custo. Elas prepram a sala de cinema e acolhem o público. Nossa equipe é excelente e compromissada. Acredito que funciona porque trabalhamos com pessoas que se identificam e apoiam nossa causa, já foram mães e entendem a importância deste projeto.

SE,S! - Como é a estrutura de patrocínio do CineMaterna? Quem atualmente custeia? Caso uma empresa tenha interesse, como deve proceder?
Irene - Temos hoje um patrocinador master, Natura Mamãe e Bebê. Há cotas menores de patrocínio, com contra-partidas de divulgação de acordo com o interesse e verba. Temos o e-mail empresa@cinematerna.org.br para contato nestes casos.

SE,S! - Existe a idéia de ter uma linha de produtos ou serviços CineMaterna? Fale um pouco sobre isso.
Irene - Sim, mas nossa prioridade ainda é terminarmos nossa expansão geográfica e aperfeiçoarmos o site e nossa comunicação.
Irene, taí uma outra perspectiva para a expressão "dar a luz". Saúde aos nossos bebês cinéfilos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário