terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PARKOUR - Conheça a Arte do Deslocamento

Derrepente você olha pro lado e vê um cara dando saltos mortais rápidos, seguidos de movimentos ccordenados em direção à uma parede ou marquize de um prédio. Um pulo, dois pulos, três pulos e ele está no 3º andar abanando pra você. Corre pela marquize, outro salto mortal e já está no telhado de um prédio mais baixo – loucura? isso é PARKOUR, atividade física inventada na França por David Belle, nos anos 80. O praticante (ou tranceur) treina para superar qualquer obstáculo com o mínimo de risco e gasto de energia, tendo como recurso apenas as habilidades físicas e humanas (saltar, correr, pular, escalar). Observando o PARKOUR, percebe-se que recebeu influência de diversas modalidades esportivas e artes marciais, porém predominam movimentos da ginática olímpica. Não é considerado um esporte porque não estimula a competição com o outro (nem tem regras) e sim explorar os limites do próprio corpo. Movimentos como o Precision, Equilíbrio de Gato, Rolamento e GAP Jump são considerados básicos para um tranceur que se preze.

O desgaste físico que envolve o PARKOUR é tão grande que aconselha-se a dar uma pausa de 24 horas entre os treinos, para não correr o risco de OVER TRAINING (com comprometimento de massa magra ao invés de queima de gordura). Requer também absoluta concentração, pois em razão de segundos exige do atleta avaliação de distância, avaliação de capacidade e avaliação de risco – subestimar esses 3 princípios pode se tornar altamente perigoso para a integridade física.

No Brasil, os praticantes do PARKOUR sofrem com policiais e seguranças e é até compreensivel. O que pensar, já que temos em nosso DNA a paranóia das ameaças públicas, ao ver um cara enorme pulando telhados e muros a toda a velocidade, como um ninja tupiniquim? Voce acharia que aquilo é prática de atividade física coordenada e fortemente treinada? Veja o vídeo abaixo e avalie você mesmo (para quem quizer saber mais, o site abaixo trás dicas e detalhes sobre o treinamento bem como locais de encontro para tranceurs). A partir de hoje, vou observar melhor as lajes e coberturas dos prédios em São Paulo....Saúde!

Fontes: Le Parkour Brasil website e Youtube.

2 comentários:

  1. Aqui em casa tenho meu aspirante a tranceur que é o Pedro. O vídeo é muito legal! A cena inicial do último 007 (Quantum of Solace) também é um Parkour de primeira!

    ResponderExcluir
  2. Lembro da cena do Quantum of Solace - o Cara que atua é o Sébastien Foucan, um dos criadores do Parkour.

    ResponderExcluir