domingo, 24 de outubro de 2010

Ronco e Apnéia - o martírio das moto-serras

Ao fundo, baixinho, vem aquele barulho. Aos poucos, vai se tornando quase uma moto-serra, você não sabe bem de onde vem, até que se dá conta – tem um indivíduo roncando do seu lado. O som faz aquele “looping” poderoso e de repente, para. Aí você pensa: “ou parou ou morreu. Mexo ou não mexo no cara? Se morreu, deixa estar que de manhã resolvemos. Mas e se ainda dá pra socorrer?” Nessa fração de tempo, o cidadão volta a dar aquela respirada funda e com ela, volta a moto-serra. Pra quem já dormiu com roncadores sabe bem o que é isso – não sei se é mais desgastante pra quem ronca ou pra quem é a vítima daquela noite. Em minhas muitas viagens, já fui premiado inúmeras vezes para dormir com “moto-serras”. O interessante é que têm caras que acham normal, não dão a mínima se o parceiro de quarto ficar 3 dias sem dormir. E as esposas fazem o que com um sujeito assim? Mas não se engane, as mulheres também roncam - a incidência é de 40% (homens) e 25% (mulheres).
Ronco e apnéia são distúrbios do sono e precisam de tratamento. No caso do ronco rítmico, as causas podem ser as mais variadas, como obesidade (excesso de gordura próximo à faringe), ingestão de álcool ou medicamentos (efeito mio-relaxante), pólipos nasais, obstrução dos cornetos, rinites, desvio de septo e outras causas. A apnéia é um estágio avançado do ronco, onde existe o fechamento momentâneo da faringe e, em conseqüência disso, menos oxigenação do sangue. Já existem estudos que mostram que a apnéia eleva em três vezes o risco de hipertensão, através do aumento da frequência cardíaca.
Não dá pra deixar isso de lado. Tanto quem ronca como quem dorme com um moto-serra, dorme mal, ambos ficam sonolentos durante o dia - o melhor a fazer é buscar um médico que, através de um exame chamado polissonografia, vai indicar a melhor solução terapêutica. Deixe de ser um moto-serra, sua mulher (ou seu marido) e seus (suas) colegas de quarto agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário