sábado, 16 de outubro de 2010

Cooperativas de Desconto - vieram para ficar

Se eu sei como funciona o Peixe Urbano? Como uma cooperativa de descontos - você se cadastra num site que te manda mensagens com mega descontos em serviços os quais você indicou que seriam do seu interesse. Esse é o propósito do Peixe Urbano e de outro, o Groupon. Como eles conseguem descontos tão inacreditáveis? Fecham com um fornecedor de uma determinada cidade um número mínimo de compradores garantidos em troca de um desconto bastante agressivo. Ao receber o mail, você mobiliza seus amigos para comprar também. Atingido aquele número de “reservas”, o desconto passa a valer. É como um “vôo charter”, baratinho, mas só sai do chão se as poltronas estiverem ocupadas. E onde o site ganha com isso? Fechado o grupo, eles levam uma comissão sobre o vendido. Caso o grupo mínimo de compradores para financiar a promoção não seja atingido, o site comunica o cliente por e-mail, a compra é cancelada e o dinheiro, devolvido.
O americano Groupon foi o pioneiro – surgiu em 2008 e já atraiu mais de 3 milhões de usuários só nos EUA. O modelo não é novo para produtos, mas em se tratando de serviços, tem atraído cada vez mais gente. Segundo Júlio Vasconcelos (dono do Peixe Urbano e representante do Facebook no Brasil), o Peixe Urbano, no ár desde março de 2010, procura oferecer o que tem de melhor nas cidades, o que atrai assinantes e satisfaz os anunciantes. É a extrapolação por trás da lógica das redes sociais, sem as quais esse processo coletivo talvez fosse improvável. Se o modelo vai dar certo? Só esse ano no Brasil já existem, no mínimo, 5 empresas concorrentes: Peixe Urbano, Groupon, Clickon, Citybest, We Go e Coletivar.
Não é segredo que nos últimos anos, a classe “C” tem sido o estrato da sociedade que mais tem aumentado seu poder de consumo. Pois nos últimos 3 anos, 45 milhões de pessoas pertencentes à classe “C” passaram a ter acesso à internet e a desfrutar das compras “on line”. Alguém ainda duvida que as cooperativas de descontos são e serão sucesso? Mas..o porque do nome “Peixe Urbano”? se alguém souber, comente, por gentileza.
Fonte: Readwrite website.& Revista Exame  

Nenhum comentário:

Postar um comentário